Procurar
Close this search box.

Tetra Pak distinguida na luta contra as mudanças climáticas

tetrapak-sustentabilidade-essencia-ambiente

A Tetra Pak foi distinguida com pontuação duplo “A” em ações de combate às mudanças climáticas e à desflorestação ambiental. Um lugar que reconhece na empresa de Sistemas de Embalagem Tratamento P/Alimentos, pela quinta vez consecutiva, uma liderança em sustentabilidade corporativa. O reconhecimento é atribuído pela CDP – Carbon Disclosure Project, organização sem fins lucrativos, devido à sua ambição, ação e transparência no plano contra as alterações climáticas mundialmente.

A entidade faz parte de um número restrito de empresas (1%) que alcançou a pontuação duplo “A” entre mais de 5.800 empresas avaliadas, sendo a única empresa do setor de embalagens cartonadas a ser incluída na faixa de liderança do CDP, por cinco anos consecutivos.

Markus Pfanner, vice-presidente de Sustentabilidade da Tetra Pak, destaca que “a divulgação transparente é a base da forma como medimos e melhoramos o nosso desempenho no âmbito da sustentabilidade. Este reconhecimento, o primeiro no setor de embalagens de cartão, resulta dos nossos esforços contínuos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e cumprir com os ambiciosos objetivos climáticos, tomar medidas para proteger e melhorar a biodiversidade e fortalecer o abastecimento responsável de matérias-primas.”

CLASSIFICAÇÕES DO CDP ATRIBUÍDAS COM BASE NO DETALHE

A metodologia utilizada pelo CDP baseia-se no detalhe para avaliar estas empresas, classificando-as desde A (a pontuação mais alta) até D (a pontuação mais baixa), com base no caráter exaustivo da sua divulgação, na identificação e gestão dos riscos ambientais e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como a definição de metas ambiciosas e relevantes

No que se refere à proteção das florestas, a pontuação atribuída pela CDP é efetuada através de uma análise dos quatro produtos que causam um nível mais elevado de desflorestação nomeadamente, produtos de madeira, produtos pecuários, a soja e o óleo de palma. Sendo que, as empresas têm de obter a classificação “A”, em pelo menos um destes produtos de risco florestal, para que possam integrar a “Lista A” das florestas.

Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, destaca que “a divulgação transparente é a essência de como medimos e melhoramos o nosso desempenho de sustentabilidade. Este reconhecimento – inédito no setor de embalagens cartonadas – é resultado dos nossos esforços contínuos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e para cumprir as metas climáticas ambiciosas, bem como tomar medidas para proteger e melhorar a biodiversidade e reforçar o fornecimento responsável de matérias-primas”.

No início de 2021, a Tetra Pak definiu o objetivo de alcançar o nível zero de emissões líquidas  de carbono em toda a cadeia de valor até 2050, apoiada no objetivo de alcançar, até 2030, o nível zero  de emissões de carbono em todas as suas próprias operações. Um excelente exemplo que revela consciência ambiental aliada à inovação e consumo responsável.