Comunicação e Educação Ambiental

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Um dos maiores desafios dos tempos modernos é a preservação do meio ambiente com vista à sustentabilidade das gerações futuras. A comunicação e educação ambiental detém um papel fundamental, decisivo e estruturante na consciencialização e na mudança comportamental de crianças, jovens e adultos. Criar hábitos e valores ambientais deve ser um trabalho constante e sólido. É por isso primordial incutir estas problemáticas desde a educação pré-escolar até ao setor empresarial.

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O que é a Educação Ambiental?

“Acompanhando o dinamismo da evolução de conceitos a nível mundial, a educação ambiental é atualmente entendida no contexto mais amplo do desenvolvimento sustentável, sendo um fator determinante para a integração transversal dos objetivos ambientais nos sectores determinantes do desenvolvimento social e económico. A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem ao longo da vida, que visa promover uma cidadania informada e ativa, que garanta o envolvimento e o compromisso de cada um de nós e das organizações que integramos com um futuro sustentável.” Agência Portuguesa do Ambiente

Educação Ambiental nas Escolas

“A Educação Ambiental pretende incentivar os alunos a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade associado a uma responsabilidade intergeracional. Promove ainda a reflexão sobre causas de alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem.” – Direção Geral da Educação

“A educação ambiental para a sustentabilidade, num quadro mais abrangente da educação para a cidadania,
constitui atualmente uma vertente fundamental da educação, como processo de sensibilização, de promoção
de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, numa perspetiva do
desenvolvimento sustentável.

A educação ambiental para a sustentabilidade está presente no currículo e em numerosos projetos
desenvolvidos pelas escolas, muitos deles com a colaboração direta de serviços centrais e regionais do
Ministério da Educação, outros desenvolvidos no quadro da autonomia das escolas, no âmbito de diversas
parcerias estabelecidas com autarquias, com diversas ONGA e outras instituições da sociedade civil.” – Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

Educação para o desenvolvimento sustentável

“A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem.

Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.

Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empoderar estudantes a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A educação ambiental promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.” – UNESCO

Importância da Educação Ambiental

A Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável para alcançar o desenvolvimento sustentável. Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de comportamentos em prol do planeta. Só com um esforço coletivo é possível um caminho futuro mais verde.

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Educação Ambiental temas

De acordo com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade os principais temas a abordar no âmbito da educação ambinetal para a sustentabilidade são:

– Sustentabilidade, Ética e Cidadania
– Produção e Consumo Sustentáveis
– Território e Paisagem
– Alterações Climáticas
– Biodiversidade
– Energia
– Água
– Solos

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