As nossas mascotes: Híris e Eco

mascotes-essencia-ambiente-hiris-eco

Como acreditamos que é pelo exemplo que contribuímos para a mudança comportamental surgem as nossas mascotes – Híris e Eco. A menina e o seu amigo coala vão ajudar os mais novos a entenderem os desafios do ambiente e da sustentabilidade, numa aventura que irá fazer (re)pensar o impacto das nossas ações no futuro do Planeta.

A nossa dupla de amigos, através da sensibilização e educação ambiental, pretende ser, assim, um contributo para a renovação de ideias, um elo de ligação para a mudança comportamental e integração das diferentes dimensões da natureza. Pois simbolizam a sustentabilidade no seu todo – o respeito pelo planeta e pelo outro.

Em torno destas duas personagens vão surgir vários projetos pedagógicos.

Queremos fazer parte da mudança e juntos vamos construir um futuro mais sustentável!! Fiquem atentos!

Processo participativo como ferramenta pedagógica

Os agentes de mudança somos todos nós – cidadãos, empresas, instituições – mas só com a implementação de um esforço coletivo podemos alcançar um futuro verdadeiramente mais sustentável. Por isso, desafiamos a comunidade educativa a entrar nesta aventura connosco e a dar um nome a estes nossos novos amigos.

A Mara Ribeiro, do 2ºE, da Escola Ana de Castro Osório, do Agrupamento de Escolas de Mangualde foi a autora da sugestão vencedora para a nossa menina. A justificação para a escolha do nome HÍRIS foi “a junção entre as palavras Harmonia (que simboliza o equilíbrio) e Arco-íris (que simboliza esperança, renovação, ligação entre o céu e a terra)”.

Já o nosso coala chamar-se-á ECO. A sugestão vencedora foi da turma do 7º ano, da Escola Arco-Íris, do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. “Eco é um elemento que entra na composição de várias palavras, nomeadamente de ecossistema. Deriva do grego “oikos”, que significa casa, habitação, bens família. Ora, o nosso planeta é a nossa casa e a Natureza o nosso bem mais precioso. Além disso, esta mascote coala poderá ser o eco de todas as vozes que se juntam para defender a Natureza”.

Não podíamos deixar de fazer um agradecimento especial ao André Lopes, da Escola Artística de Soares dos Reis, por toda a criatividade colocada na construção destes nossos novos amigos! E a todos os participantes do desafio para escolher os nomes das nossas mascotes.

 

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

A nossa dupla de amigos foi apresentada no dia 30 de janeiro, dia em que se assinalou o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”. Um dia simbólico que tem como objetivo alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Pois, na verdade, esse é para nós o verdadeiro significado da SUSTENTABILIDADE – o respeito pelo planeta e pelos outros.

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.