Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

objetivos-desenvolvimento-sustentável-essencia-ambiente

Com o objetivo de construir pilares essenciais para uma sociedade moderna e equilibrada, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitado, ainda, a natureza e os direitos humanos, surgem os tão aclamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes são também uma resposta à concretização da Agenda 2030, pelo que é imperativo que as empresas integrem estas metas para a tomada de decisões e contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e, além disso, muito mais inclusivo.

Desde 2016, que a BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável tem desenvolvido ações de formação sobre como implementar os ODS nas empresas. O objetivo? Orientar as empresas sobre como podem alinhar a sua estratégia e, ao mesmo tempo, medir a sua contribuição para os ODS

São 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que desafiam a:

1. Erradicar a Pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares.

Neste objetivo além do mote ser erradicar a pobreza extrema, até 2030, é também intuito reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza e implementar a nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados para todos. Garantir que todos tenham os mesmos direitos de acesso aos recursos, bem como aumentar a resiliência dos mais pobres e vulneráveis e garantir a mobilização significativa de recursos são objetivos primordiais para este ponto.

2. Erradicar a Fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Os propósitos deste objetivo são acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular, os mais pobres e em situações vulneráveis, até 2030. É objetivo também acabar com todas as formas de malnutrição, duplicar a produção agrícola, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e aumentar o investimento, inclusive através do reforço da cooperação internacional.

3. Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Este objetivo é muito claro. O mote é reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes para 100.000 nados-vivos, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos e extinguir epidemias de Sida, Tuberculose, Malária e doenças tropicais negligenciadas e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.

4. Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Desta forma, são metas garantir que todos completem o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, garantir que todos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância e assegurar que todos os jovens adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para um desenvolvimento sustentável.

5. Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.

As principais metas deste objetivo são acabar com todas as formas de discriminação contras as mulheres e meninas, eliminar todas as formas de violência, extinguir práticas nocivas, como os casamentos prematuros ou forçados, reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, garantir a participação plena e efetiva das mulheres e, sobretudo, adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e empoderamento de todas as mulheres, a todos os níveis.

6. Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

Assim, é primordial alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos, obter a melhor qualidade de água, reduzindo a poluição, aumentando a eficiência no uso da água em todos os setores e implementar uma gestão integrada dos recursos hídricos, a todos os níveis.  

7. Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

São objetivos deste tópico, assegurar o acesso universal, de confiança, moderno e a preços acessíveis aos serviços de energia, aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global, duplicar a taxa global de melhoria de eficiência energética e expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos os países em desenvolvimento.

8. Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

Neste objetivo é primordial sustentar o crescimento económico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais, atingir níveis mais elevados de produtividade das economias, promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem atividades produtivas e melhorar, progressivamente, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

É desígnio desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, modernizar as infraestruturas e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com maior eficiência no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos e fortalecer a investigação científica, de forma a melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais.

10. Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

Neste tópico é determinante alcançar e manter de forma sustentável o crescimento do rendimento dos 40% da população mais pobre, empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, adotar políticas de forma a alcançar uma maior igualdade e assegurar uma representação e voz mais forte dos países em desenvolvimento em tomadas de decisão.

11. Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Os intuitos deste objetivo é garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural.

12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

É objetivo neste tópico implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzir para metade o desperdício de alimentos e obter uma gestão ambientalmente saudável dos produtos.

13. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e com as catástrofes naturais, integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégicas e planeamentos nacionais e aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce são objetivos urgentes neste tópico.

14. Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Neste tópico é intuito prevenir e reduzir a poluição marítima, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos, enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos e regular a extração de recursos, acabando com a sobrepesca e a pesca ilegal.

15. Proteger, Restaurar e Promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as floretas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

Assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, combater a desertificação e tomar medidas urgentes para reduzir a degradação de habitats naturais são metas essenciais neste objetivo.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcional o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Desta forma, é urgente reduzir todas as formas de violência e as taxas de mortalidade, acabar com o abuso, a exploração e o tráfico, promover o Estado de Direto e garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa.

17. Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Este é o último ODS que pretende fortalecer a mobilização de recursos internos, de forma a melhorar a capacidade nacional de cobrança de impostos, mobilizar recursos financeiros adicionais para países em desenvolvimento e ajudá-los a alcançar a sustentabilidade.