Em Portugal, estima-se que o desperdício de alimentos atinja os 17% da produção alimentar anual, num valor aproximado de cerca de um milhão de toneladas, de acordo com um estudo desenvolvido pela FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares. De modo a reduzir o desperdício alimentar e a produção de resíduos, a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto promove o projeto Embrulha.
Esta iniciativa arrancou em 2016 e representou, desde sempre, uma solução pioneira em Portugal destinada a restaurantes e respetivos clientes, com o objetivo de diminuir a fração alimentar nos resíduos urbanos produzidos nos Municípios Associados da Lipor. Esta estratégia de prevenção disponibiliza uma embalagem gratuita, sustentável e biodegradável para as sobras alimentares, contribuindo para a minimização dos problemas ambientais.
1,3 biliões de toneladas de alimentos desperdiçados
MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES PARA UM BEM MAIOR!
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo não são consumidos pela população. Estes são perdidos em alguma das etapas da cadeia de produção ou desperdiçados em restaurantes e pelas próprias pessoas nas suas habitações, o que se traduz em cerca de 1,3 bilião de toneladas de alimentos desperdiçados.
O crescimento económico e o consumismo assumiram proporções verdadeiramente problemáticas para o desperdício alimentar. O impacto que representa para o meio ambiente reflete-se na água, na energia e no solo que são gastos para a sua produção. Este projeto pretende, neste sentido, contribuir para uma estratégia de sustentabilidade ambiental, na medida em que reduz o desperdício alimentar e a exploração dos recursos essenciais do Planeta.
SUSTENTABILIDADE NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Ambientalmente sustentável, sob o lema “Quem não come tudo, embrulha.”, esta iniciativa foi uma das 34 referenciadas pelo Unravel Tomorrow. Um projeto que procura impulsionar o ativismo e o empreendedorismo social em toda a Europa.
O “Embrulha” luta contra o desperdício alimentar no setor da restauração do Porto e assenta num objetivo muito simples: no final da refeição o cliente pode levar consigo a comida que sobrou, de forma rápida e cómoda. A implementação deste projeto conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Hidurbe (grupo Plainwater) e da APHORT- Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo.
Com uma adesão cada vez maior, só no ano passado evitou o desperdício de 12,7 toneladas de alimentos.
O desperdício alimentar tem um impacto severo e alarmante para o meio ambiente, mas também para a sociedade que ainda verifica grandes desigualdades no acesso a bens de primeira necessidade. O seu descarte inconsciente contribui para a sobreexploração dos recursos do Planeta. Este projeto é um exemplo de uma estratégia de sustentabilidade ambiental que impulsiona comportamentos responsáveis na preservação do ambiente.