“Sou um Guardião da Natureza” sensibiliza para os crimes ambientais

sou-guardiao-natureza-sensibilização-ambiental-essencia-do-ambiente

Com o objetivo de sensibilizar para os crimes contra o ambiente, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desafia os alunos do 3.º ao 9.º ano a participarem no concurso “Sou um guardião da natureza”. O desafio é para que os alunos elaborem um cartaz ou uma história que alerte para esta problemática, ajudando a identificar essas situações, a denunciar e adotar boas práticas ambientais.

De acordo com a SPEA milhares de aves morrem todos os anos em Portugal: abatidas a tiro, envenenadas, vítimas do tráfico ilegal ou da destruição do habitat. Muitas vezes, os seus responsáveis ficam impunes. Para combater o crime ambiental precisamos da ajuda de todos, incluindo da comunidade escolar”.

Os trabalhos devem ser realizados em grupo, podendo cada grupo de alunos submeter trabalhos apenas para uma tipologia – cartaz ou história – e focando os temas: pesca ou caça ilegal, destruição de ninhos, envenenamento e tráfico de espécies selvagens, destruição de habitats, despejo ilegal de resíduos e introdução ou libertação de espécies exóticas. A entrega deve ser feita até 10 de abril de 2021.

Este concurso escolar está integrado na componente de educação ambiental do projeto LIFE Nature Guardians, que, ao longo do ano letivo 2020/21, também irá realizar atividades online com alunos de escolas de alguns concelhos em todo país.