Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Sonae assume-se neutra em carbono até 2040

sonae-carbono-2040-essencia-do-ambiente

Atingir a neutralidade carbónica, até 2050, é a meta definida pela União Europeia de forma a preservar a viabilidade do Planeta. Contudo, a Sonae assume o compromisso de ter as suas operações neutras em carbono em 2040, em prol do ambiente e da sociedade. Desta forma, o grupo antecipa os seus objetivos sustentáveis em 10 anos e já se encontra a trabalhar na redução de 54% das emissões próprias ainda nesta década.

De acordo com a Sonae, esta estratégia “revela o compromisso sério com a sua política de sustentabilidade, incorporando a prossecução de metas ambiciosas no desenvolvimento estratégico dos negócios.” Salientando, “a decisão surge num contexto pandémico muito desafiante, que expõe, da pior forma, os impactos severos que uma forte crise mundial tem em toda a sociedade, sendo uma advertência do que podemos voltar a enfrentar em breve se não agirmos em prol do ambiente no presente.

De forma a objetivar as metas definidas, a Sonae tem em curso um conjunto alargado de medidas de transformação, onde se incluem, o recurso a energias de fonte renovável em todas as operações, a eletrificação das frotas e das operações logísticas, o e-commerce, a compensação carbónica no caso das emissões não evitáveis, entre outros objetivos de desenvolvimento sustentável.

COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL A LONGO PRAZO

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, destaca que “num mundo cada vez mais instável, a Sonae tem a ambição de contribuir para a resolução dos desafios ambientais mais urgentes da atualidade”. Salientando, “por isso, assumimos o compromisso de antecipar em dez anos o desígnio da neutralidade carbónica porque, infelizmente, o Planeta não pode esperar mais. Este compromisso com a sustentabilidade implica uma transformação estrutural na forma de gerir as empresas, que terá impacto nos colaboradores, clientes, parceiros e demais stakeholders. No entanto, acredito que a descarbonização da economia deve ser vista pelas empresas como uma oportunidade de desenvolvimento, pois abre novos caminhos de crescimento com benefícios para todos a longo prazo”.

A Sonae há mais de duas décadas que tem vindo a reforçar, de forma contínua, as suas políticas de sustentabilidade ambiental. Assim, define metas em prol da proteção do Planeta em relação às alterações climáticas, à deterioração da natureza e à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas.