Ecodesing reduz o impacto ambiental das embalagens

ecodesign-reduz-impacto-ambiental-embalagens-essencia-ambiente

Uma produção menos poluente e uma maior qualidade e durabilidade das embalagens são os principais objetivos do ecodesign. Uma solução sustentável que reduz, significativamente, a utilização excessiva de matérias-primas e de recursos naturais. 

Para além de se conseguir uma escolha de materiais com menos impacto ambiental, promove-se, de igual forma, a economia circular e a poupança no dia a dia da população e do Planeta. Uma alternativa eco-friendlque permite tornar a rotina mais ecológica e sustentável.  

REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM E REDUÇÃO DE CO2 PARA A ATMOSFERA 

Cada produto exige embalagens adequadas para o proteger, acomodar e transportar. Com a utilização de embalagens sustentáveis, otimização da quantidade de materiais e de energia, eficácia na reutilização e na reciclagemredução de dióxido de carbono para a atmosfera e o tamanho adequado para cada embalagem estão garantidos.  

Ao implementar o ecodesign nas embalagens, estamos a promover comportamentos responsáveis e racionais, caminhando, assim, para um futuro verdadeiramente mais sustentável.  

DESIGN SUSTENTÁVEL NAS EMBALAGENS DE MEDICAMENTOS 

Segundo os primeiros resultados do estudo Avaliação de ciclo de vida e ecodesign de embalagens de medicamentos, desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o ecodesign permite reduzir até cinco vezes os impactos ambientais das embalagens de medicamentos. A extração de matérias-primas, a gestão de resíduos e a produção e utilização de bens e serviços, possibilitam o equilíbrio das necessidades ecológicas para cada embalagem. 

Os investigadores do Centro para a Ecologia Industrial da FCTUC avaliaram diferentes tipos de embalagens farmacêuticas como o blister, frasco e saqueta, com diferentes combinações de materiaisde modo a calcular o desempenho ambiental de cada embalagem.  

Do ponto de vista ambiental, a criação de embalagens biodegradáveis deve ser um fator determinante a ter em conta na produção, na utilização e no seu respetivo descarte.  A valorização da qualidade destes materiais deve ser a base para o desenvolvimento sustentável, ajudando, desta forma, a mitigar o impacto ambiental das embalagens por todo o mundo. 

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.