Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Leonardo DiCaprio promove a proteção do planeta em 2021

leonardo-dicaprio-proteger-o-planeta-essencia-do-ambiente

Com o objetivo de proteger o planeta, em 2021, e dar uma resposta rápida aos ecossistemas, às espécies e às comunidades em situação de emergência, a União Europeia (U.E), o ator Leonardo DiCaprio e a Global Wildlife Conservation (GWC) projetaram duas iniciativas onde vão ser investidos 34 milhões de euros.

Ambas as ações potenciam o compromisso da U.E em otimizar o Pacto Ecológico Europeu e preservar a diversidade da vida no Planeta Terra.

O ator Leonardo DiCaprio destaca que “este ano pudemos constatar que estamos num ponto crítico de viragem para o nosso planeta e que temos de optar por proteger e recuperar a vida selvagem e os ecossistemas, para o seu próprio interesse e para a nossa própria saúde.” Salientando, “a atual pandemia, os incêndios devastadores na Amazónia, na Austrália e no Congo, os furacões, cada vez, mais fortes e frequentes nas Caraíbas e outras crises ambientais demonstraram que temos de redefinir a nossa relação com a natureza. Tenho a honra de trabalhar com a comissária Urpilainen, a UE e a GWC na constituição deste fundo para executar ações urgentes de conservação em todo o mundo”.

INICIATIVAS PARA UM CAMINHO FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Para contribuir rapidamente para as ameaças emergentes em matéria da biodiversidade, surge, numa primeira instância, a iniciativa Rapid RESCUE. Uma ação de resposta eficaz aos desafios das espécies e dos ecossistemas em contexto de grave dificuldade.

Para Jutta Urpilainen, Comissária das Parcerias Internacionais “a biodiversidade está ameaçada em todo o mundo. A pandemia apenas salientou ainda mais que a proteção de ecossistemas preciosos é crucial para o bom estado da vida selvagem. A nossa própria existência depende disso. “

A segunda iniciativa pretende contribuir para a proteção do Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo – a área protegida mais rica em biodiversidade do continente africano, de forma a reintroduzir na natureza espécies ameaçadas como os gorilas.

WES Sechrest, Investigador principal e Diretor executivo da Global Wildlife Conservation, reforça ainda que “a biodiversidade do planeta está na base de ecossistemas saudáveis, que são essenciais para um planeta saudável para as pessoas e a vida selvagem. Só investindo em soluções baseadas na natureza, como a GWC e a Comissão Europeia estão a fazer, poderemos combater a dupla crise da extinção da vida selvagem e das alterações climáticas, bem como prevenir futuras pandemias. A UE está a ajudar a liderar estes esforços a nível mundial.”

Iniciativas como esta demonstram que é essencial proteger mais e melhor a biodiversidade e assegurar, constantemente, a recuperação ecológica tanto para a população como para as espécies, os ecossistemas e a biodiversidade. Mais um exemplo de ações que promovem verdadeiras mudanças no combate às graves problemáticas ambientais em todo o mundo.