Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

A espécie mais rara de gorilas foi avistada com bebés

nova-espécie-de-gorilas-essencia-ambiente

Os gorilas mais raros do mundo foram avistados com bebés na floresta da Nigéria. Há agora uma nova esperança para a preservação da espécie dos gorilas-do-rio-cross.  Este é o alerta dado pela Wildlife Conservation Society (WCS) que expecta que o risco de extinção diminua, uma vez que estes se estão a reproduzir.

Estes gorilas são uma espécie primata naturalmente cautelosos com os seres humanos e têm pequenas diferenças em relação a outras espécies, como cabeças menores, braços mais longos e pelos mais claros. Segundo a organização ambientalista World Wide Fund dor Nature (WWF) existem apenas 250 a 300 no mundo, todos concentrados nas montanhas da Nigéria e dos Camarões.

ESPÉCIE AMEAÇADA DEVIDO À CAÇA

Esta subespécie do gorila-do-ocidente é muito ameaçada pelo Homem devido à sua carne. Por essa razão, estes migram para regiões profundas e inacessíveis do terreno para se conseguirem proteger.

Pela primeira vez em muitos anos, os gorilas-do-rio-cross foram avistados com as suas crias na floresta da Nigéria. As câmaras deixadas propositadamente para capturar estes animais no seu habitat apontam para que a amostra desta espécie esteja a crescer significativamente.

O impacto da ação humana no meio ambiente tem consequências desastrosas para a extinção desta espécie animal. Preservá-la não é só uma questão ecológica e ambiental, a sua extinção pode comprometer toda a vida no Planeta. É urgente implementar medidas e melhorar a eficácia na proteção desta espécie animal que nos é tão próxima.