Procurar
Close this search box.

Pacto Ecológico Europeu aposta em inovação por uma economia circular

pacto-ecologico-europeu-inovaçao-essencia-do-ambiente

De forma a proteger a biodiversidade e os ecossistemas da Europa, a Comissão Europeia (CE) abriu candidaturas para a apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu, no âmbito do programa Horizonte 2020. O foco são projetos relacionados com inovação e investigação que abordem a crise climática. Deste modo, os desafios ecológicos serão transformados em oportunidades únicas de inovação.

Para Mariya Gabriel, Comissária Responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude “o convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu, com a inovação no seu centro, será um investimento que irá acelerar uma transição justa e sustentável para uma Europa com impacto neutro no clima, até 2050.” Salientando, “uma vez que não queremos que esta transformação sistémica deixe ninguém para trás, procuramos ações específicas que interajam com os cidadãos de formas inovadoras e aumentem a relevância e o impacto social.”

DOMÍNIOS ESSENCIAIS DO PACTO ECOLÓGICO EUROPEU

Os projetos financiados pela CE, no valor de mil milhões de euros, assentam em dois domínios fundamentais: reforçar os conhecimentos e capacitar os cidadãos a introduzir uma perspetiva a longo prazo para a realização das transformações previstas no Pacto Ecológico Europeu.

No entanto, os projetos desenvolvidos devem, ainda, produzir resultados favoráveis que contribuam para aumentar a ambição climática, tornar a energia limpa e segura, mobilizar as indústrias para uma economia circular e limpa, criar estratégias para que os edifícios sejam eficientes em termos de energia e recursos, promover uma mobilidade sustentável e inteligente, tornar mais sustentáveis os nossos sistemas alimentares do prado ao prato, desenvolver estratégias por um ambiente livre de substâncias tóxicas, onde tenhamos uma poluição zero, e para proteger e conservar a biodiversidade e os ecossistemas da Europa.

Segundo a CE, este convite à apresentação de propostas do Pacto Ecológico Europeu difere em muito das anteriores. Desta forma, pretende obter resultados transparentes e percetíveis a curto e médio prazo, mas com uma perspetiva de perdurarem no tempo. No boletim informativo a CE destaca, ainda, que existem menos ações, mas que estas estão orientadas para uma rápida escalabilidade, divulgação e adoção.

As apresentações das propostas podem ser realizadas até ao dia 26 de janeiro de 2021, sendo selecionadas no outono de 2021. Os projetos vencedores terão a possibilidade de fazer uma cooperação internacional, em resposta às necessidades das nações menos desenvolvidas, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris.