Pacto Ecológico Europeu destaca projeto português

pacto-ecológico-europeu-neutralidade-carbonica-ecofoot-essencia-ambiente

Com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica, até 2050, o Conselho Europeu de Inovação (CEI) atribuiu mais de 307 milhões de euros a 64 empresas em fase de arranque e a pequenas e médias empresas (PME), de modo a contribuir para os objetivos estratégicos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Recuperação para a Europa. As propostas vencedoras vão desde soluções inovadoras no setor automóvel, aeroespacial e marítimo aos materiais avançados e às tecnologias da internet.

Entre as empresas escolhidas para o financiamento, destaca-se uma empresa portuguesa, de Guimarães. A ECOFOOT desenvolveu a H2COLOR-AUX, um composto revolucionário que impede a hidrólise no processo de tingimento de têxteis. Este método reduz, consideravelmente, o número de lavagens e, consequentemente, os custos de água e energia, os poluentes e o tempo de produção das tintas.

A segunda fase deste projeto irá aproximar a H2COLOR-AUX do lançamento comercial. A ECOFOOT terá de produzir 24 toneladas deste composto para validação interna e validação de eficácia com três tinturarias: duas em Portugal e uma em Itália. Este projeto permitirá fomentar a tecnologia e as soluções ecológicas.

SOLUÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Pacto Ecológico Europeu pretende tornar a economia da U.E sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, em todos os domínios de intervenção, proporcionando uma transição justa e inclusiva para todos. Desta forma, apresenta-se como uma estratégia para criar empregos, encorajar o investimento, impulsionar a economia circular e preservar a biodiversidade da Europa.

Todas as empresas participantes beneficiaram, igualmente, de oportunidades exclusivas de serviços de aceleração comercial, de modo a potenciar o seu desenvolvimento. Para além disso, a CEI atribuiu 562 Selos de Excelência “Pacto Ecológico” a empresas em fase de arranque e a PMEs, para que estas consigam aceder a financiamentos provenientes de outras fontes.

O Pacto Ecológico Europeu é um contributo chave na implementação do desenvolvimento sustentável. Através de soluções ecológicas como esta conseguiremos aumentar os níveis de biodiversidade, impulsionar a utilização eficiente dos recursos e reduzir a poluição na Europa.

 

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.