Numa altura em que o Brasil atinge o pico da pandemia da COVID-19, organizações portuguesas lançaram uma campanha internacional para apoiar os povos indígenas e impedir a destruição destas comunidades fundamentais para a proteção das florestas. Através da divulgação de materiais informativos e da produção de vídeos, com o mote “Por que os indígenas são importantes?”, esta campanha de sensibilização pretende chamar a atenção para o valor das comunidades tradicionais, para o equilíbrio do planeta, para o combate às alterações climáticas e para a subsistência da própria humanidade.
Denominada de “COVID-19 – SOS Povos Indígenas do Brasil”, pretende ser uma iniciativa que dê visibilidade às atividades locais e facilite doações estrangeiras. Esta campanha resultou da intervenção conjunta da organização do Fórum Indígena Lisboa, Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa, Reflorestar Portugal – Associação Salve e da Greve Climática Estudantil – Pico, e procura dar resposta às necessidades dos povos indígenas do Brasil.
O COVID-19 deixou estes povos numa situação de extrema decadência, associada a uma desassistência em saúde e a proteção dos territórios pelo Estado. Estas comunidades indígenas precisam, essencialmente, de assistência médica e alimentar para enfrentar a pandemia do COVID-19.
FAÇA UMA DOAÇÃO PARA QUALQUER COMUNIDADE!
Além da divulgação de materiais informativos e da produção de vídeos, todos os que pretendam apoiar esta causa poderão participar de alguma forma. Para quem quiser doar diretamente, para qualquer uma das comunidades, pode fazê-lo através da Associação Reflorestar Portugal.
A loja de comércio justo Urucum também disponibilizou artigos, para que a venda seja revertida para esta campanha.