Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Investir na sustentabilidade é tirar a sua empresa da crise pandémica

sustentabilidade-fator-vital-pospandemia

As empresas europeias que acelerem uma transição digital e sustentável vão recuperar-se mais rápido e sair mais fortes da crise pandémica provocada pela COVID-19.  Esta foi a conclusão do estudo “The European Double Up: A twin strategy that will strengthen competitiveness”, desenvolvido pela Accenture. O mesmo concluiu que os líderes empresariais na Europa esperam regressar aos níveis de lucro anteriores à pandemia no prazo médio de 18 meses.

Jean-Marc Ollagnier, CEO da Accenture na Europa, refere que, “a transformação digital definiu o panorama de negócios na década de 2010 e as empresas que lideraram essa transformação, em termos de velocidade e escala, foram mais competitivas.” Salientando, “estamos a entrar numa década que inaugura uma nova onda de mudanças nos negócios definida por uma transição sustentável. A forma como as empresas europeias gerem esta dupla transformação determinará a rapidez com que irão recuperar da crise e quão bem posicionadas estarão para garantir um crescimento sustentado no mundo pós-pandémico.”

De acordo com o relatório, metade das empresas europeias revelou um declínio de receita ou de lucros, nos últimos 12 meses, e não preveem melhorias durante o próximo ano, cerca de 19% das empresas indicam que tinham um forte desempenho financeiro antes da pandemia, mas que nos próximos meses esperam uma receita negativa. Além disso, só cerca de 32% das empresas europeias é que esperam apresentar um crescimento positivo, nos próximos 12 meses, denominando-se essas empresas por tomorrow’s leaders.

RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DAS EMPRESAS

Das empresas inquiridas quase metade (45%) priorizam o investimento em transformação digital e a sustentabilidade. No entanto, 40% dos inquiridos têm planeado fazer investimentos em inteligência artificial, 37% na cloud e 31% estão a reequilibrar os seus investimentos para se focarem em modelos de negócios circulares e sustentáveis.

De forma a superar os obstáculos impulsionados pela COVID-19, o relatório destaca etapas estratégicas para as empresas europeias se recuperarem como modelos de negócio baseados em ecossistemas, impulsionados pela sustentabilidade e dotados de tecnologia, combinar recursos para integrar aplicações tecnológicas com práticas sustentáveis e liderar e desenvolver talento, de forma a converter a transformação dos resultados alcançados.

Mais um exemplo de que com a aposta em modelos de negócio circulares é possível contribuir mais e melhor para o desenvolvimento sustentável da economia, do bem-estar e qualidade de vida para todos. Soluções circulares que permitam um futuro sustentável são fundamentais para elevar a economia do nosso país.