Tecnologia transforma água do mar em potável

tecnologia-transforma-água-do-mar-em-potável-essencia-ambiente

A água do mar pode agora ser transformada em água potável em, apenas, 30 minutos. Esta foi a descoberta, impressionante, de um grupo de cientistas do Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, na Austrália, que recorreram a estruturas metalo-orgânicas (MOF’S) e a luz solar para descobrirem este feito. 

Os investigadores aplicaram diversas técnicas de filtragem das partículas nocivas da água, obtendo, com êxito, 139.5 litros de água limpa por kg de MOF por dia. Para além dissoesta técnica valoriza a eficiência energética, se comparada com as práticas de dessalinização existentes.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água potável, para atingir um valor considerado de boa qualidade deve conter um total de sólidos dissolvidos (TDS) de <600 partes por milhão (ppm). Contudo, esta descoberta conseguiu alcançar um TDS de <500 ppm, em 30 minutos. Uma solução revolucionária que vai valorizar e preservar o meio ambiente.  

LUZ SOLAR ASSEGURA A SUSTENTABILIDADE DA ÁGUA 

Segundo os investigadores, o desenvolvimento e a utilização de um novo processo de dessalinização por adsorção do uso de luz solar para regeneração da água, torna-se fundamental. A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do Planeta, pelo que esta descoberta garante uma solução de dessalinização eficiente, assegurando, assim, a sustentabilidade da água. 

PORTUGAL TEM VINDO A ESTABELECER MUDANÇAS POSITIVAS NOS HÁBITOS DIÁRIOS 

Na maior parte dos países europeus, a água é tida como um bem adquirido. No entanto, existe um esforço cada vez maior para implementar medidas e estabelecer hábitos no dia-a-dipara que este recurso, indispensável à vida, não se esgote. Em Portugal, a consciência sobre a importância dos Recursos Hídricos tem vindo a ganhar forma, muito por causa do tempo seco e do calor que se vive. 

Entre inúmeras mudanças que se podem estabelecer no dia-a-diabeber água da torneira, fechar a água enquanto se lava os dentes e tomar banhos curtos são pequenas ações que fazem a diferença na proteção do meio ambiente. 

Em Portugal, segundo o relatório Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, mais de 98% da água é de boa qualidade. Este é um fator determinante para o desenvolvimento sustentável, tornando-se essencial encontrar alternativas como esta que preservem o ambiente ao evitar o uso de plástico derivado da água engarrafada.  

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.