Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Mudar o paradigma da sociedade através da sensibilização ambiental

sensibilização-ambiental-essência-do-ambiente

Nos últimos anos, as questões ambientais têm estado, cada vez mais, na ordem do dia, mas o impacto desta GRAVE problemática ainda não foi suficiente para a população mudar hábitos, estabelecer pequenas mudanças e ter, sobretudo, COINSCIÊNCIA da influência dos seus atos no meio ambiente.

É certo que os portugueses e a população mundial têm vindo a fazer esforços nesta matéria, ao ter uma rotina alimentar mais equilibrada, ao comprar produtos mais sustentáveis e a seguir, muitas vezes, as tendências. Mas o Planeta precisa de mais. Mais sensibilização, mais educação ambiental e novos paradigmas circulares.

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA PONTE PARA A RESOLUÇÃO DAS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS

A sensibilização ambiental revela-se, assim, uma componente vital no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, procurando ser uma reflexão imperativa na preservação do ambiente. Informar, esclarecer e consciencializar são alguns dos conceitos que melhor definem a sensibilização ambiental e são eles que levam a comunidade a participar ativamente na resolução dos problemas ambientais.

Cada um de nós contribui para a degradação constante do meio ambiente. É, por isso, urgente levar a cabo ações de sensibilização, junto da comunidade, para se conseguir uma proximidade ambiental. Iniciativas como workshops, conferências, demonstrações de situações reais do dia a dia e ciclos de conversas abertas podem auxiliar a contornar questões de falta de informação, ajudando, assim, a sociedade a perceber a sua verdadeira importância neste tema. mo

TEAM-BUILDING NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

No entanto, é preciso estabelecer instrumentos que ajudem as empresas a aprofundar relações de sustentabilidade ambiental entre a equipa. É aqui que entra o team-building, uma ferramenta que pode ajudar a fazer toda a diferença na proteção do meio ambiente.

Preparar um pequeno-almoço para a equipa, com a preocupação de produzir o menor desperdício possível, fazer a separação devida dos resíduos, destacando, assim, o seu potencial de valorização e substituir o plástico das garrafas de água, são só alguns exemplos de hábitos que se podem adotar, para estabelecer a responsabilidade ambiental numa empresa.

Mais do que escolhas em equipa, a tomada de consciência é o mote para termos uma vida mais sustentável. Nem sempre existe tempo para realizar certas atividades, mas ao cumprirmos esta missão estamos a ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo que alcançamos o sucesso da empresa.

SENSIBILIZAR PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DE UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Esta problemática ambiental é urgente ser realçada e desenvolvida nas crianças, através de uma relação pedagógica, de proximidade e de cooperação. Sensibilizar as crianças para a conservação da natureza é a chave para asseguramos um futuro sustentável.

Informar sobre o papel da sensibilização ambiental torna-se um instrumento imprescindível para a participação ativa da sociedade. O papel dos cidadãos na resolução das crises ambientais é a base para mudarmos a cada dia. Somos nós os agentes da mudança.