A Agência Internacional de Energia (IEA) desenvolveu um webinar sobre as políticas ambientais que têm sido adotadas em Portugal. O mesmo contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, que deu a conhecer as conclusões do relatório “Energy Policy Review – Portugal 2021”. O relatório da IEA salienta o esforço do governo português no combate às crises climáticas. Mas é necessário ir mais além.
Por isso, foram apresentadas medidas fundamentais para atingir a neutralidade carbónica: leilões para projetos de energias renováveis (que permitirão triplicar a capacidade solar fotovoltaica de Portugal), redução da procura de petróleo e das emissões associadas (através da descarbonização dos transportes), tratamento fiscal favorável aos veículos elétricos e apoio à infraestrutura de carregamento.
Reduzir as emissões e a dependência da importação de energia, eliminando gradualmente a produção de eletricidade a carvão em 2021. Este é o grande passo que Portugal está a dar em prol da sustentabilidade ambiental do país e do planeta.
EM PROL DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A Agência Internacional de Energia conduz, regularmente, revisões por pares das políticas de energia de seus países membros. Este processo apoia o desenvolvimento de políticas de energia e incentiva a troca de melhores práticas e experiências para ajudar a impulsionar a transição para energias seguras e acessíveis.
O relatório forneceu, ainda, uma série de recomendações de política energética de forma a ajudar Portugal a gerir sem grandes problemas a transição para um sistema energético neutro em carbono, eficiente e flexível.