Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Já pode comprar insetos feitos à base de Resíduos Eletrónicos

insetos-artificiais-reee-essencia-do-ambiente

Julie Alice Chappell é uma artista inglesa que transforma resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)  em verdadeiras obras de arte. Ao mesmo tempo que reutiliza o material, consciencializa e sensibiliza a comunidade global para as problemáticas associadas à reutilização destes resíduos perigosos, através do seu projeto “Computer Component Bugs”.

Transformar os REEE, que iriam para o lixo, em peças decorativas é o desafio constante de Julie Chappell, que procura por estes resíduos descartados para onde quer que vá. Através da transição destes componentes para insetos, com padrões de circuitos, cores vivas e metálicas, a artista promove a reciclagem em prol de um planeta mais verde, sustentável e equilibrado.

CONSCIENCIALIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DOS REEE

Os veios das asas dos insetos, as riscas, as patas e até as manchas são caracterizados nas obras da artista de forma natural, para demonstrar como é possível reciclar e, ao mesmo tempo, representar a realidade atual da biodiversidade.

De acordo com a artista, a sensibilização ambiental está sempre presente em todos os seus trabalhos, afirmando “os pedaços reciclados de lixo cultural representam um encontro direto com os excessos da vida moderna. A minha coleção destaca os perigos da obsolescência planeada e as quantidades cada vez maiores de lixo eletrónico no meio ambiente. Isso é perpetuado pelos avanços tecnológicos e a nossa dependência está sujeita, cada vez mais, a aparelhos inovadores e eletrónicos.”  Salientando, “a obra exibe uma beleza estética ao mesmo tempo que oferece um discurso político-social, na tentativa de recuperar o desperdício e a destruição do mundo natural, através da beleza das artes visuais.”

REEE DESPERDIÇADOS DIARIAMENTE PREJUDICAM ECOSSISTEMAS E A BIODIVERSIDADE

Mesmo depois da União Europeia ter aumentado as metas nacionais de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) para 65%, em 2019, o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (SIGREEE) revelou inúmeras dificuldades em concretizar o objetivo nacional, tendo ficado aquém dos valores definidos.

É, desta forma, crucial a implementação de medidas concretas capazes de dar o exemplo em matéria dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, para um equilíbrio sustentável e ambiental do Planeta.

A artista além de demonstrar as suas obras através do seu site e das redes sociais, tem à venda as peças de insetos do seu projeto “Computer Component Bugs”.