Com o objetivo de tornar as suas operações mais sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeitos de estufa, a IKEA dá mais um passo com foco na sustentabilidade ambiental do planeta e compromete-se a tornar os seus serviços de entregas 100% elétricos, até 2025, num processo faseado. Desta forma, a IKEA Portugal inicia os primeiros passos através do reforço da sua parceria com a TNB e contará, nesta fase inicial, com quatro carrinhas.
Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal, afirma que “a visão da IKEA é criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas e acreditamos que as vidas são realmente melhores quando vividas de forma sustentável. Para nós, trata-se de equilibrar o nosso crescimento económico com o impacto positivo no planeta e nas pessoas”. Salientando, “é por isso que estamos muito satisfeitos por estarmos a iniciar o nosso caminho neste grande objetivo, contribuindo para o combate das alterações climáticas e a proporcionar um mundo e um futuro melhor, mais verde e mais justo. Queremos continuar a trabalhar diariamente para repensar e inspirar mudanças no estilo de vida e no consumo, além de adotar novas formas de trabalho e de oferta de serviços, mais sustentáveis.”
A IKEA Portugal realiza cerca de 175 mil entregas anualmente através da entrega ao domicílio. Um método que tem impactos diretos no meio ambiente, nomeadamente através das emissões atmosféricas. As restrições da pandemia da COVID-19 aceleraram o crescimento de e-commerce e a necessidade de realizar entregas ao domicílio e com efeitos diretos na poluição, no congestionamento e no ruído. Apesar dos desafios da pandemia, no ano fiscal de 2020, 9,6% das entregas globais do Grupo Ingka foram realizadas por veículos elétricos e com emissões zero, pelo que a urgência em adotar métodos de entrega mais sustentáveis é, também, cada vez mais necessária.
Frederico Beck, CEO da TNB refere que “somos parceiros da IKEA desde 2007 nos serviços ao domicílio. Desde o início desta parceria que inovação e desenvolvimento de estratégias sustentáveis têm sido palavras-chave. O projeto que agora iniciamos com a IKEA é muito ambicioso e inovador, sendo que a TNB tem vindo a investir fortemente na forma mais sustentável de fazer chegar os produtos às casas dos consumidores. Ao implementar este projeto com a IKEA, acreditamos que estamos a contribuir para um planeta mais sustentável e positivo”.
Com a aposta nesta estratégia, a IKEA contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável do planeta. A implementação desta opção circular é mais um exemplo de como é possível colocar um ponto final nas graves problemáticas ambientais.