O Planeta perdeu 68% da biodiversidade em quase 50 anos

planeta-biodiversidade-essencia-do-ambiente

Entre 1970 e 2016, o Planeta perdeu 68% da biodiversidade, devido, sobretudo, à desflorestação e à expansão agrícola. Este foi o alerta divulgado pela WWF – World Wide Fund for Nature no relatório Planeta Vivo 2020. Segundo este estudo, além dos três quartos das terras degradadas, perdeu-se, ainda, quase 70% da fauna selvagem e 40% dos oceanos.

A ATIVIDADE HUMANA DESTRÓI A BIODIVERSIDADE E OS ECOSSISTEMAS

Atualmente, o consumo excessivo por parte da população, a pegada ecológica, o crescimento populacional e a intensificação agrícola têm impulsionado ritmos desastrosos para a degradação constante do meio ambiente. Para além da atividade humana estar a comprometer a biodiversidade e os ecossistemas da Terra está, ainda, a utilizar cerca de 56% da biocapacidade do Planeta, o que se traduz em 2,5 planetas necessários para se puder habitar.

De acordo com os investigadores deste estudo, a perda da biodiversidade nos últimos dois anos situava-se nos 60% e, em 2012, em apenas 28%, o que significa que este valor está a aumentar, exponencialmente, a um ritmo acelerado. Se não forem mudados comportamentos, à escala global, os mamíferos, os pássaros, os anfíbios, os répteis e os peixes continuarão a ser ameaçados, resultando num desaparecimento brutal daqueles que ajudam a preservar e a conservar o meio ambiente.

O estudo Planeta Vivo, que se desenvolve a cada dois anos, demonstrou este ano que 75% da superfície terreste já foi, consideravelmente, alterada, que 85% das áreas de pântanos perdidos e que a maioria dos oceanos estão severamente poluídos.

Face a esta problemática ambiental, os investigadores destacam a importância de transformar as práticas agrícolas e de pesca, em atividades que promovam a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, protejam a biodiversidade.

É, desta forma, crucial consumir em menor quantidade e de forma consciente e responsável, evitando, assim, o desperdício e incrementando uma estratégia de sustentabilidade ambiental para ajudar a minimizar estes problemas nefastos para o Planeta. É essencial manter o ciclo da vida, por um mundo mais sustentável e pacífico.

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.