Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Cinco sugestões de máscaras sustentáveis para este carnaval

máscaras-sustentaveis-carnaval-essência-do-ambiente

Com o dia de carnaval a chegar relembramos a importância de estabelecer hábitos sustentáveis em todo o seu quotidiano. Com um pouco de imaginação e criatividade é possível criar máscaras de carnaval amigas do ambiente. Com isto garantimos momentos bem divertidos e ainda poupa algum dinheiro.

Este carnaval, devido à situação pandémica que vivemos, terá de ser passado em casa, mas não é por essa razão que deixa de ser divertido. Por isso, deixamos algumas dicas de como reutilizar os materiais que tem por casa para fazer máscaras divertidas e sustentáveis.

1º Reutilize os pacotes de leite usados

Para esta máscara só precisa de ter à mão: cartão do pacote de leite, elásticos e cola. Pegue no pacote de leite e faça um esboço da cara. Depois recorte à medida e pinte a gosto. Seguidamente coloque o elástico em volta e tem de imediato a sua máscara finalizada. Já viu? Não é difícil estabelecer hábitos que sejam sustentáveis e animados.

2º Aproveite os lençóis antigos

Todos temos por casa aqueles lençóis a precisar de reforma. E se os aproveitasse para fazer um fantasma assustador? Recorte-os ao tamanho da pessoa em questão e se quiser torná-lo ainda mais original dê umas pinceladas sobre o lençol.

3º Faça chapéus de bruxa originais

O que não falta em sua casa são certamente restos de cartão das embalagens. E que tal se os usasse para fazer chapéus de bruxa intimidantes? Para isso basta pegar no cartão e uni-lo até formar um cone. Depois faça uma base e cole. Pinte a gosto, mas decore com muitas aranhas e teias feitas a partir de algodão.

4º Recrie pinturas faciais de filmes emblemáticos

Para aqueles que não se ajeitam a fazer trabalhos manuais, também temos uma solução muito prática. Com as pinturas e maquilhagens que tem por casa recrie pinturas faciais de personagens de ficção científica. Acredite, os seus filhos vão adorar.

5º Crie máscaras assustadoras

Se é daquelas pessoas que não dispensa aquelas máscaras pavorosas para assustar os seus familiares e amigos temos a solução ideal. Pegue em restos de jornais e com várias camadas revista-os com papel autocolante para que fique duro. Depois faça o formato da cara e comece por pintar com tinta preta e castanha.

Seguidamente, com tampas de garrafa ou caricas decore até que fique bem horripilante. Mas não se esqueça: divirta-se, sempre, a passar bons momentos em família e, ainda, a aproveitar para incrementar hábitos de responsabilidade social e ambiental.

Repense os seus hábitos de consumo e incremente verdadeiras mudanças socialmente responsáveis na sua vida. O futuro do planeta depende disso.

TRADIÇÃO DE CARNAVAL

Sabia que apesar das grandes festividades atuais ligadas ao carnaval, esta é uma festa tradicionalmente ligada ao catolicismo? A sua comemoração antecede a Quaresma e a sua origem remonta à Antiguidade.

Esta é uma época associada ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controlo dos prazeres da sociedade. Uma tradição da Igreja Católica na tentativa de controlar os desejos dos fiéis.