Com o dia de carnaval a chegar relembramos a importância de estabelecer hábitos sustentáveis em todo o seu quotidiano. Com um pouco de imaginação e criatividade é possível criar máscaras de carnaval amigas do ambiente. Com isto garantimos momentos bem divertidos e ainda poupa algum dinheiro.
Este carnaval, devido à situação pandémica que vivemos, terá de ser passado em casa, mas não é por essa razão que deixa de ser divertido. Por isso, deixamos algumas dicas de como reutilizar os materiais que tem por casa para fazer máscaras divertidas e sustentáveis.
1º Reutilize os pacotes de leite usados
Para esta máscara só precisa de ter à mão: cartão do pacote de leite, elásticos e cola. Pegue no pacote de leite e faça um esboço da cara. Depois recorte à medida e pinte a gosto. Seguidamente coloque o elástico em volta e tem de imediato a sua máscara finalizada. Já viu? Não é difícil estabelecer hábitos que sejam sustentáveis e animados.
2º Aproveite os lençóis antigos
Todos temos por casa aqueles lençóis a precisar de reforma. E se os aproveitasse para fazer um fantasma assustador? Recorte-os ao tamanho da pessoa em questão e se quiser torná-lo ainda mais original dê umas pinceladas sobre o lençol.
3º Faça chapéus de bruxa originais
O que não falta em sua casa são certamente restos de cartão das embalagens. E que tal se os usasse para fazer chapéus de bruxa intimidantes? Para isso basta pegar no cartão e uni-lo até formar um cone. Depois faça uma base e cole. Pinte a gosto, mas decore com muitas aranhas e teias feitas a partir de algodão.
4º Recrie pinturas faciais de filmes emblemáticos
Para aqueles que não se ajeitam a fazer trabalhos manuais, também temos uma solução muito prática. Com as pinturas e maquilhagens que tem por casa recrie pinturas faciais de personagens de ficção científica. Acredite, os seus filhos vão adorar.
5º Crie máscaras assustadoras
Se é daquelas pessoas que não dispensa aquelas máscaras pavorosas para assustar os seus familiares e amigos temos a solução ideal. Pegue em restos de jornais e com várias camadas revista-os com papel autocolante para que fique duro. Depois faça o formato da cara e comece por pintar com tinta preta e castanha.
Seguidamente, com tampas de garrafa ou caricas decore até que fique bem horripilante. Mas não se esqueça: divirta-se, sempre, a passar bons momentos em família e, ainda, a aproveitar para incrementar hábitos de responsabilidade social e ambiental.
Repense os seus hábitos de consumo e incremente verdadeiras mudanças socialmente responsáveis na sua vida. O futuro do planeta depende disso.
TRADIÇÃO DE CARNAVAL
Sabia que apesar das grandes festividades atuais ligadas ao carnaval, esta é uma festa tradicionalmente ligada ao catolicismo? A sua comemoração antecede a Quaresma e a sua origem remonta à Antiguidade.
Esta é uma época associada ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controlo dos prazeres da sociedade. Uma tradição da Igreja Católica na tentativa de controlar os desejos dos fiéis.