10 dicas para tornar a sua rotina mais eco-friendly

dicas-sustentaveis-essencia-do-ambiente

Ter uma rotina mais verde, ecológica, equilibrada e sustentável é muito mais fácil do que parece. Só precisa de ter vontade de mudar, de incutir novos comportamentos e de praticá-los de forma contínua. Para que não restem dúvidas deixamos 10 sugestões de produtos e práticas ecológicas que irão mudar a sua vida e que contribuem de forma positiva para um mundo mais verde.

1º Cotonetes ecológicos

Tem o hábito de usar cotonetes constantemente? Além de serem revestidos por plástico, são produzidos cerca de 1.5 mil milhões de cotonetes diariamente. Estes vão parar muitas vezes aos oceanos, o que prejudica a vida marinha e, consequentemente, toda a cadeia alimentar, pelo que é preciso estabelecer uma mudança. Neste caso, opte por cotonetes à base de madeira e de papel ou então por cotonetes reutilizáveis. Uma alternativa 100% sustentável.

2º Opte por champôs sólidos

Este é um produto que está cada vez mais nas tendências dos portugueses. Além de contribuir para a redução, significativa, de plástico, o champô sólido é mais duradouro, económico e requer menos água na sua produção. Existem inúmeras opções acessíveis no mercado.

3º Utilize sacos reutilizáveis para as compras

Esta é uma prática que todos nós já ouvimos falar. Mas será que a introduzimos na nossa rotina? É fundamental reutilizar os sacos para contribuirmos para a redução de plástico. Uma iniciativa sustentável e essencial para tornar a sua rotina cada vez mais eco-friendly. Se preferir opte por sacos de pano, estes são 100% naturais e bastante resistentes.

4º Compre a granel

De forma a evitar o uso de sacos de plásticos mais finos ou embalagens, prefira comprar a granel. Portugal tem estado a acompanhar esta tendência e já existem inúmeras opções para a compra de produtos avulso. Existem algumas lojas e mercados onde é possível trazer um saco de pano reutilizável ou frascos de vidro para colocar os produtos.

5º Seja sustentável até na roupa

Tem o hábito de comprar as últimas tendências de moda? Saiba que as tendências de agora já foram as passadas e que pode comprar a baixo preço em lojas de segunda mão. Este é um hábito bastante sustentável, que ajuda a sua carteira e, consequentemente, o meio ambiente.

6º Não utilize a sanita como um caixote do lixo

Muitos de nós já usamos a sanita para deitar os resíduos para o lixo. Este é um hábito comum dos portugueses, mas é muito fácil de mudar. Lembre-se: o que coloca na sanita muita das vezes vai parar aos oceanos e os animais acabam por ingerir, pelo que estamos a causar a morte de muitas espécies ao repetirmos, consequentemente, este hábito. Além disso, está a criar problemas na sua canalização que irão afetar não só o ambiente, mas também a sua carteira. Coloque os resíduos nos fluxos da reciclagem respetivos e contribuía para um mundo verdadeiramente mais sustentável.

7º Utilize escova de dentes de bambu

Uma alternativa 100% ecológica que traz benefícios ambientais uma vez que este tipo de material é excelente a absorver carbono, renova-se sem precisar de plantio, tem uma taxa de crescimento bastante elevada e é uma planta eco-friendly.

8º Economize a água

Ao lavar os dentes, ao tomar banho, a lavar a loiça, a fruta e os legumes feche sempre a água quando não está a precisar dela. Uma dica muito eficaz que pode facilmente adaptar à sua rotina é aproveitar a água fria de lavar os legumes para regar as plantas de sua casa.

9º Aproveite a luz natural de casa

Sempre que possível aproveite a luz natural. Além de poupar energia, e consequentemente, ajudar o ambiente e a sua carteira, este hábito torna a sua rotina mais acolhedora, confortável e faz com que a sua casa ou escritório pareça mais amplo.

10º Inspire outras pessoas

Estabeleça alguns comportamentos na sua rotina e partilhe com os seus familiares e amigos. Desta forma, está a contribuir para que estes incutam no seu quotidiano hábitos sustentáveis e, muitos deles, passarão a mais pessoas. Porque educar pelo exemplo é, também, uma excelente forma de contribuir. Um pequeno gesto que pode, efetivamente, levar o Planeta a caminhar para um futuro mais verde.

Estes são apenas alguns hábitos que pode facilmente incutir na sua rotina e na de os que o rodeiam para contribuirmos para a proteção do meio ambiente. Ao adotar hábitos responsáveis, equilibrados e ecológicos protege as próximas gerações de possíveis ameaças ambientais. Seja PRUDENTE e REFLITA nos seus hábitos. O PLANETA precisa DE TODOS!

 

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.