Comemorado, anualmente, a 11 de novembro, o Dia de São Martinho é um dia repleto de tradições e de convívio. Este ano, convidámo-lo a aproveitar este dia para utilizar os materiais que tem por casa e fazer deles a decoração de outono mais ecológica que alguma vez teve.
Para que não fique com dúvidas sobre como pode reutilizar e aproveitar de forma eficaz os materiais, deixamos 5 dicas de decorações que pode desenvolver, tornando o seu dia mais eco-friendly.
1º Reutilize o papel que tem em casa
Já pensou na quantidade de papel que tem por casa e que não utiliza? Comece por aí! Pegue nas várias folhas de papel que tem e desenhe o formato de folhas de outono. Depois basta recortar à medida e pintar a gosto. Não é muito difícil começar a incrementar hábitos sustentáveis em casa!
2º Aproveite as latas de alumínio e faça um organizador de secretária
Não há nada mais prático do que aproveitar as latas que sobram de alimentação, por exemplo as latas de salsicha, para fazer um organizador de secretária para o escritório. Pegue numa lata e revista-a com uma folha pintada, por exemplo, na cor castanho e cole por cima as folhas de outono que fez anteriormente.
Além de ficar com um objeto muito útil em casa, é uma ótima forma de reaproveitar os materiais e, ao mesmo tempo, ser verdadeiramente mais sustentável, evitando comprar um organizador de plástico.
3º Faça decorações de castanhas
Reaproveite algum cartão e algodão que tem em casa e faça algumas castanhas. Esta decoração é muito simples de se criar. É só necessário desenhar o formato de uma castanha por cima do cartão e recortar.
Na parte inferior da castanha coloque um pouco de algodão e pinte-o de castanho claro para parecer mais natural. Caso não tenha cartão por casa, pode sempre utilizar folhas de papel de cadernos que já não utiliza.
4º Adote decorações naturais
Aproveite as folhas e os ouriços que caem dos castanheiros, bem perto de casa, para fazer uma decoração. Apanhe alguns e comece a decorar um cantinho dedicado ao outono.
Não se esqueça de trazer algumas pinhas e pinte as pontas de branco e castanho claro para dar aquele toque outonal. Só basta ter alguma imaginação e criatividade para começar a implementar ações sustentáveis no dia-a-dia.
5º Decore pequenos paus de madeira
Pegue numa jarra e coloque lá dentro pequenos paus de madeira das árvores. Cole por cima as castanhas e as folhas que fez e coloque também, dentro da jarra, as pinhas e os ouriços que apanhou.
Divirta-se a passar tempo em família e, ainda, aproveitar para incrementar hábitos de responsabilidade social e ambiental. Estabelecer esta ferramenta torna-se cada vez mais importante para conseguirmos mitigar os graves problemas do Planeta. A educação ambiental deve ser, assim, a base para a criação de comportamentos sustentáveis e ecológicos na proteção do meio ambiente.
TRADIÇÃO DE SÃO MARTINHO
No século IV, no ano de 337, um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Martinho cortou o seu manto ao meio, que lhe cobria as costas, e deu metade ao mendigo. Nesse instante, o frio desapareceu e o tempo perdurou.
A partir daí, este milagre ficou conhecido como o “Verão de São Martinho”. Por esta altura o tempo frio vai embora e o sol ilumina o céu. São Martinho, desde então, tornou-se o padroeiro dos mendigos, dos alfaiates, dos peleteiros, dos soldados, dos cavaleiros, dos curtidores, dos restauradores e dos produtores de vinho.
Nesta data, a tradição é assar castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do ano anterior.