Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Zouri: a marca portuguesa que recolhe lixo marinho para fabricar calçado

zouri-sustentabilidade-essencia-ambiente

Lixo plástico da costa portuguesa aliado a materiais ecológicos e sustentáveis. É assim que se caracteriza a Zouri, uma marca de calçado eco-vegano que alia a conceção do calçado à limpeza da costa portuguesa. O resultado? Este ano conseguiram retirar 1 tonelada de plástico das praias portuguesas.

Nos últimos dois anos, a Zouri analisou os melhores materiais ecológicos e vegans e o resultado está à vista. As sapatilhas desenvolvem-se com solas produzidas em borracha natural e plástico recolhido das praias, palmilhas a partir de materiais reciclados e gáspeas, a parte superior do sapato, com materiais biodegradáveis, como o algodão orgânico, linho ou cânhamo, ou biomateriais como o pinatex, um tecido à base de folhas de abacaxi, ou pele de maçã.

De acordo com a Zouri “Todas as matérias-primas são sustentáveis. A borracha natural e o algodão orgânico são totalmente naturais e orgânicos. Queremos desde o início nos afastar das microfibras, couro e sintéticos.” Salientando “agora apresentamos as sapatilhas mais ecológicas e vegans de todos os tempos.”

É no coração de Portugal, em Guimarães, que se localiza a fábrica Zouri. Esta garante que cada par de sapatilhas tem o mesmo pormenor e perfeição. Para quem compra um Zouri, na caixa, vai receber uma carta com todos os materiais usados no fabrico, as quantidades e a localização do plástico, bem como o nome das pessoas que fizeram o seu Zouri.

Um projeto que nasceu de um sonho de limpar os oceanos e reutilizar o lixo plástico marinho para produzir calçado vegan e verdadeiramente sustentável. Uma produção 100% nacional, onde todos os materiais são selecionados cuidadosamente, sendo orgânicos ou reciclados.

Uma marca que teve a capacidade de se reinventar, criando não só sapatilhas como sandálias a partir de resíduos que encontram nas praias portuguesas. Só com estes exemplos é que o planeta caminha para um lugar mais sustentável. Estas práticas devem ser exploradas um pouco por todo o mundo para que seja possível a adoção de medidas concretas na proteção do meio ambiente.