Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Zero Desperdício evita a emissão de CO2 e propõe-se a reduzir o lixo

zero-desperdicio-alimentar-essencia-do-ambiente

350 toneladas de alimentos foram recuperadas no âmbito do projeto Zero Desperdício, desde a sua implementação. Uma iniciativa, assente nos princípios da economia circular, social e sustentável, que venceu o 1.º prémio na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”, dos European Enterprise Promotion Awards, promovidos pela Comissão Europeia.

A Zero Desperdício, criada pela DARIACORDAR – Associação para a Recuperação de Desperdício em parceria com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, permitiu salvaguardar mais de três centenas de toneladas de alimentos, no final do terceiro trimestre de 2020.

COMBATER O DESPERDÍCIO, PROMOVER A INOVAÇÃO E ENVOLVER A COMUNIDADE

Desenvolver um futuro mais sustentável, com base na economia circular, criar abordagens, modelos e projetos colaborativos e incrementar novos comportamentos no quotidiano das famílias, empresas e organizações são as principais metas e objetivos da Zero Desperdício. Assim, objetiva a recuperação de excedentes alimentares, em boas condições, em rede. Um modelo que permite conectar entidades à escala nacional, recolher dados relativos às doações realizadas e medir impactos sociais, económicos e ambientais.

Composto por retalhistas, restaurantes, entidades públicas, organizações sociais e de solidariedade locais, a Zero Desperdício faz chegar todas as doações a pessoas em situação de carência. Desta forma, contribuiu para uma melhoria social e ambiental, uma vez que a recuperação de excedentes alimentares permite otimizar os recursos naturais, humanos e financeiros utilizados na produção e confeção dos alimentos. Desta forma, cumprem o fim para o qual foram produzidos, evita a emissão de dióxido de carbono e contribui, ainda, para as metas nacionais e europeias impostas.

Com um propósito muito claro: reduzir a geração de lixo, a Zero Desperdício alerta para a necessidade de proceder a implementação de projetos e iniciativas que ajudem a combater a emissão de gases com efeito de estufa. Desta forma, como o lixo desempenha um grande papel no acréscimo negativo dos valores para a atmosfera, esta iniciativa pretende capacitar as instituições para a recuperação de alimentos perecíveis e, consequentemente, coordenar a rede e conectar doadores com os recetores adequados.