A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 estabeleceu uma parceria com a Global Tree Initiative (GTI) e lançam, em conjunto, o desafio aos peregrinos, de todo o mundo, que se inscrevam na Jornada para plantarem árvores em comunidade e dedicá-las à JMJ Lisboa 2023. O objetivo? Alertar para a biodiversidade e para os efeitos que já se fazem sentir devido às alterações climáticas, sensibilizando para os seus efeitos.
Com esta parceria, pretendem mobilizar a população para a implementação de boas práticas ambientais, encorajando a adoção de comportamentos comunitários. Além disso, serão, também, desafiados voluntários, equipas, parceiros que integram a organização da JMJ Lisboa 2023 e toda a comunidade, para plantarem árvores, até à realização da iniciativa em agosto de 2023, de forma que a Jornada Mundial da Juventude deixe um legado positivo e duradouro.
PLANTAR ÁRVORES EM PROL DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Com o apoio da GTI, que irá disponibilizar o material educativo e o guia para plantação de árvores, bem como o acesso à lista de árvores plantadas e dedicadas, a JMJ Lisboa 2023 vai compensar parte da pegada ambiental gerada por todas as atividades que envolvem esta organização. As árvores plantadas no mapa global GTI e dedicadas, celebram a fraternidade universal em prol de um planeta mais sustentável.
A GTI é uma rede internacional de cidadãos conscientes que dedicam o seu tempo e talento à construção de uma comunidade universal, através da plantação de árvores. A ambição por trás da GTI é de salvaguardar a beleza e unicidade do planeta para as gerações vindouras. Através da plantação, a GTI pretende contribuir não só para o restauro de ecossistemas degradados, como para reestabelecer a ligação entre pessoas e o ambiente que as rodeia.
Excelentes iniciativas que ajudam a mitigar algumas das principais problemáticas ambientais do nosso planeta. Através deste tipo de projetos o futuro das próximas gerações será, certamente, com uma melhor qualidade de vida.