Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

UE promove Estratégia de Biodiversidade 2030

estratégia-da-biodiversidade-2030-sustentabildiade-essencia-ambiente

Com o intuito de preservar e conservar a biodiversidade, a Comissão Europeia elaborou um novo plano focado no Acordo Verde Europeu. Sob o mote “Trazer a natureza de volta às nossas vidas”, a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 passa por restaurar os ecossistemas degradados, aumentar a agricultura orgânica e reduzir o uso de pesticidas em 50%. Este plano, com um investimento de 20 milhões de euros, pretende proteger 30% das terras e dos oceanos, na Europa.

Esta meta ambiciosa vai permitir a plantação de 3 mil milhões de árvores para potenciar os níveis de biodiversidade. A comunidade científica alerta para a importância desta plantação para conter o aquecimento global e controlar as emissões de dióxido de carbono. Esta estratégia ambiental é um contributo chave para promover a qualidade do ar, enquanto protege o ambiente e diversas espécies animais e vegetais.

PRINCIPAIS COMPROMISSOS DO PLANO DA UE

Entre outros objetivos, o plano de restauração da natureza prevê uma redução de 50% no número de espécies da lista vermelha, ameaçadas por espécies invasoras, uma reversão do declínio dos polinizadores e um aumento, significativo, na adoção de práticas agroecológicas.

O restabelecimento do curso natural de rios, a ausência de sinais de deterioração das tendências e do estado de conservação de habitats e espécies, os progressos significativos na remediação de solos contaminados e os planos de ecologização urbana nas cidades são pontos cruciais da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

Investir na proteção e na restauração da natureza torna-se fundamental para o desenvolvimento sustentável da Europa. Esta estratégia ecológica e sustentável é um exemplo de uma ação consciente para o equilíbrio da biodiversidade.