“El Bosque Metropolitano” é, assim, apelidado aquele que será o maior projeto sustentável de toda a Europa e que prevê uma melhoria significativa na qualidade de vida, da capital espanhola. Em torno de Madrid, com mais de 450 mil árvores, esta passará a ser a maior floresta metropolitana da Europa e vai potenciar a absorção de 170 mil toneladas de dióxido de carbono, assim que a floresta atinga a sua maturidade.
Tendo em vista a sustentabilidade ambiental este projeto, pertencente ao plano Madrid 360°, vai melhorar os níveis de biodiversidade, ao mesmo tempo controlar as emissões de dióxido de carbono, bem como reduzir a poluição sonora. El Bosque Metropolitano, será, assim, um regulador térmico da cidade de Madrid.
As primeiras árvores serão plantadas em outubro e estender-se-ão ao longo de 75 quilómetros de árvores autóctones. Este novo pulmão verde de Madrid, contará com novos parques, zonas infantis, trilhos para caminhadas, para cães e ciclismo para moradores e turistas.
Madrid criará, assim, um cinturão florestal, nos arredores da cidade, para ajudar a minimizar o impacto da má qualidade do ar da capital espanhola. Este será um projeto a longo prazo e demorará cerca de 12 anos até ficar concluído.