Mais de 500 mil garrafas de bebida PET, o equivalente a mais de 13 mil Kg deste tipo de resíduo de embalagem, foram recolhidas, no último ano, no âmbito da ação de sensibilização “Reciclar a Valer+”. Promovido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos, este projeto piloto consiste numa máquina de venda reversa, instalada no Pingo Doce da Malveira, que entrega vales de desconto em troca de garrafas de bebidas PET.
Para Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde “este projeto surge como uma forma de serem melhoradas as taxas de recolha dos resíduos de embalagem PET, mas também como um teste sobre o comportamento da população perante este tema. Salientando, “estes números são indicadores de que reunir a mensagem de sensibilização a um sistema de recompensas para o consumidor, pode ser uma fórmula para o sucesso no compromisso de metas e, acima de tudo, em nome do ambiente.”
Este projeto enquadra-se nas metas gerais da União Europeia (U.E) para fazer a devida circularidade dos plásticos, em matéria de gestão dos resíduos. Assim, todas as embalagens deste tipo de material devem ser recolocadas no mercado da U.E, pelo que deverão ser reutilizáveis, até 2030.
SENSIBILIZAÇÃO COMO FORMA DE PROTEGER O MEIO AMBIENTE
O PET – politereftalato de etileno – é o plástico mais utilizado nas embalagens de bebidas. e Estas embalagens, por serem de uso único, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou outras medidas com impacto direto na respetiva taxa de recolha, por forma a potenciar a sua correta deposição, aumentando a qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.
REGRAS DE UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE VENDA REVERSA
Esta máquina aceita embalagens PET intactas com o rótulo legível e com ou sem tampa, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas até 2 litros. As embalagens deverão ser colocadas na máquina pela base na posição horizontal.
A máquina “Reciclar a Valer+” não permite embalagens que não sejam de plástico PET, como vidro, papel/cartão, metal e outros plásticos. Também não são aceites embalagens de PET que não sejam de bebidas, como águas, sumos e bebidas não alcoólicas, nomeadamente, bebidas láteas, detergentes, óleos, azeite e higiene pessoal e embalagens de PET de bebidas com capacidade maior a 2 litros, por exemplo, garrafões de água e de vinho.
Sensibilizar, comunicar e educar devem ser sempre a base para estabelecer ações que promovam impactos positivos no meio ambiente. Este projeto vem demonstrar que através da sensibilização é possível minimizar um dos maiores flagelos do Planeta: o PLÁSTICO. Torna-se, assim, essencial determinarmos compromissos para o uso responsável deste resíduo que afeta em grande escala o ambiente.