Atualmente, os padrões de consumo estão a atingir limiares desastrosos, o que se reflete, cada vez mais, no meio ambiente, através do aumento da desflorestação, da erosão do solo, e do acréscimo, significativo, das emissões de dióxido de carbono.
Segundo a organização ambientalista Zero, não reutilizar, por exemplo, os manuais escolares equivale a um aumento de mais de 1.500 toneladas de dióxido de carbono, um gasto acrescido de 130 milhões de litros de água e um abate desastroso de mais de 92.500 árvores. Estes dados alarmantes podem ser mitigados se começarmos a reutilizar os materiais.
O facto de consumirmos de forma inconsciente, está a afetar diretamente todo o Planeta Terra, pois estamos a utilizar, cada vez mais cedo, os recursos naturais. É, assim, determinante consciencializar toda a comunidade global para a necessidade de estabelecer e implementar medidas que ajudem a aumentar o ciclo de vida dos produtos.
CAVALO DE BALOIÇO FOI CRIADO A PARTIR DE UMA CAIXA DE CARTÃO DE TELEVISÃO
A proposta estava em cima da mesa. O mote era transformar uma embalagem de cartão em novos objetos inovadores para a casa. André Cardoso criou, assim, o cavalo de baloiço The Rider, um projeto pensado para crianças de três a cinco anos e dimensionado para maximizar o uso de cartão, de forma a reduzir o desperdício deste resíduo.
A construção seca, que reutiliza 54% da embalagem, não incorpora outros materiais e não exige mais ferramentas além da régua e do x-ato. Depois de construir o protótipo a concurso com cartão normal, a Dezeen construiu o cavalo a partir de variados painéis de cartão dobrados.
The Rider foi concebido para ser feito a partir de uma caixa de televisão The Serif da Samsung. Este projeto foi o segundo finalista do concurso Dezeen x Samsung Out of the Box Competition, sendo André Cardoso o único finalista português.
Este é apenas um exemplo de um projeto inovador de reutilização que preserva o meio ambiente. Através deste tipo de iniciativas, o Planeta transforma-se num lugar melhor. Lembre-se: é importante reutilizar todo o tipo de materiais e caso queira dar-lhes outras oportunidades, existem inúmeras plataformas que ajudam nesse processo.