Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Sociedade Ponto Verde lança prémio “Junta-te ao Gervásio”

sociedade-ponto-verde-gervasio

Com o objetivo de promover e partilhar as boas práticas da reciclagem de embalagens nas comunidades locais em todo o país, a Sociedade Ponto Verde – SPV lançou o prémio “Junta-te ao Gervásio”. Uma iniciativa de âmbito nacional que pretende destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por Juntas de Freguesia, Entidades de proximidade, como associações ou cooperativas, e cidadãos individuais ou em grupo. A fase de candidaturas é até 31 de julho. Posteriormente, os vencedores são distinguidos com obra de arte em material reciclado, prémios monetários ou menções honrosas.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é aberto às Juntas de Freguesia, a Entidades de Proximidade (designadamente organizações da economia social, como associações, fundações ou cooperativas; pequenas e microempresas e empresários) e à Cidadania Social (pessoas singulares ou em grupo, empresários e demais entidades como condomínios ou agrupamento de escuteiros, entre outros) localizadas em todo o território nacional. São estas as três categorias que compõem o concurso.

COMO PARTICIPAR?

São elegíveis projetos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses (entre junho de 2021 e julho de 2022), que estão a contribuir ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, que assentam no paradigma da circularidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

Os interessados em participar podem submeter a candidatura, integrada numa das categorias, através do site da iniciativa, onde está disponível toda a informação. A fase de candidaturas é até ao dia 31 de julho.

O júri avaliará critérios como o caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens – ou seja, estão consideradas as três dimensões que compõem o alinhamento da estratégia da SPV (Inovar, Evoluir e Reciclar).

Será escolhido um top correspondente a cada uma das três categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita materiais reciclados para instalar na sua localidade) e 9 menções honrosas.  Já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15.000€, e de menções honrosas, duas em cada categoria. 

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “o prémio Junta-te ao Gervásio reforça o trabalho de proximidade da SPV junto das comunidades locais, numa vertente que vai além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens.” Salientando que “o que a SPV está a fazer é a promover a participação comunitária ativa, seja a que é potenciada pelas Juntas de Freguesia, pelas empresas e demais organizações mais ou menos organizadas ou por movimentos de cidadãos.”


Já Jorge Veloso, Presidente da Associação Nacional de Freguesias, afirma que “A ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, enquanto parceira deste projeto, entende que a atribuição do prémio “Junta-te ao Gervásio” pela Sociedade Ponto Verde, vai evidenciar o que de bom se pratica nas Freguesias, reforçando o nosso trabalho de proximidade efetiva junto dos nossos cidadãos.”


“Temos a convicção que nos vão chegar projetos de muito valor de todo o território nacional, mostrando que há muito que está já a ser feito localmente, e que essas boas práticas podem ter potencial para serem replicadas noutras regiões, em benefício de mais pessoas e do Ambiente”, remata Ana Trigo Morais.


O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e do ISCTE Executive Education como Knowledge Partner. Uma iniciativa que pretende ser um contributo para a mudança comportamental de todos, rumo a um futuro verdadeiramente mais sustentável.