Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Pacto Português para os Plásticos promove economia circular

pacto-português-para-os-plásticos-economia-circularessencia-ambiente

Com o objetivo de alcançar uma economia circular no que diz respeito à utilização do plástico, surge o Pacto Português para os PlásticosTrata-se de um compromisso conjunto, de cerca de 50 entidades, para atingir 100de plástico reciclável nas embalagens até 2025.  

A iniciativa, encabeçada pela associação do setor dos resíduos Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e da rede de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, contribuirá para minimizar as implicações que o plástico traz à vida no Planeta.  

SÓ 12% DOS PLÁSTICOS URBANOS SÃO RECICLADOS 

Segundo os últimos dados divulgados pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, só cerca de 12% de plásticos é que são reciclados, o que significa que apenas 72 mil toneladas de um total de 600 mil é que são reutilizadas. Um problema que este pacto procura solucionar. 

Para a Fundação Ellen MacArthur “é essencial eliminar o plástico desnecessário, inovar nas soluções que asseguram a reutilização, reciclagem e compostagem”. Salientando, “é preciso fazer com que o plástico circule na economia e fora do ambiente. Um mundo sem poluição plástica depende do que faremos juntos.” 

SOLUÇÕES PARA A PROBLEMÁTICA DOS PLÁSTICOS 

Fazer circularidade dos plásticos ao tornar 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis e combustadas, promover atividades de sensibilização e educação ambiental junto da comunidade e permitir a incorporação de 30% de plástico reciclado na produção de novas embalagens, diminuindo substancialmente a integração de matéria-prima virgem, são algumas das metas que o Pacto Português para os Plásticos prevê se que solucionem até 2025.  

Entre outras iniciativas destacam-se ainda a elaboração de uma lista de todos os plásticos de uso único desnecessários e de um plano para a sua eliminação, impulsionando a reutilização e novas formas de entrega dos produtos. Este conjunto de metas ambiciosas procura evitar a adoção de soluções rápidas e pouco sustentáveis.   

O Pacto Português para os Plásticos integra a rede global da Fundação Ellen MacArthur, uma plataforma na qual é possível a troca de conhecimento, aprendizagem e boas práticas com outras redes nacionais, como é o caso do Reino Unido, de França ou do Chile. 

Este compromisso comum é também um momento de reflexão sobre a urgência para a tomada de medidas concretas. Através de um esforço coletivo, no futuro conseguiremos combater a proliferação de plástico desnecessário e evitar o seu fim como resíduo.