Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Peças da LEGO dão vida à “Reciclagem” de resíduos

lego-reciclagem-essencia-do-ambiente

Inicialmente guiado pelas instruções dos modelos comprados, Carlos Vivo viu, recentemente, nos legos a oportunidade de transmitir mensagens importantes sobre a reciclagem e a respetiva inclusão social. Por isso, construiu a “Reciclagem”, uma conceção original que vem demonstrar à comunidade mais jovem e também adulta, a magnitude do processo de reciclagem ao reaproveitar os materiais para serem transformados em novos produtos.

Para Carlos Vivo, criador da “Reciclagem”, “vi a oportunidade de usar um brinquedo como acesso mais estimulante para falar às crianças sobre a importância da reciclagem e achei, também, mais divertido para os adultos. A inclusão social tornou-se um assunto óbvio e, por isso, incluí figuras LEGO que representam os mais velhos, os mais novos e uma figura em cadeira de rodas.” Salientando, “colocar todas estas personagens era o mais natural, uma vez que estamos todos juntos na vida real”.

Através deste tipo de iniciativas é mais fácil clarificar e expor algumas das problemáticas ambientais, uma vez que se torna mais simples adaptar a rotina para uma mais eco-friendly, através da sensibilização visual. “Nunca é demais falar, especialmente para os mais novos, que estão a iniciar a sua aprendizagem para moldar o seu comportamento social. E se for de uma forma divertida tanto melhor. Globalmente repara-se alguma resistência à reciclagem e que as metas propostas ainda estão distantes, por isso a mensagem continua necessária”.

O processo de pesquisa, para perceber como atingir as formas pretendidas, a avaliação do tamanho natural dos minifigs – bonecos da LEGO e a construção ainda levou algum tempo a ser concebida para que fosse tudo mais facilitador ao nível da comunicação.

Algumas das suas criações tornaram-se, cada vez mais, valiosas e dignas de coleção. Contudo, Carlos Vivo, não se ficou só pelos legos. Adaptou, também, a “Reciclagem” a um manual impresso, um género de banda desenhada, disponível no site, para fornecer à comunidade uma série  de ferramentas de sensibilização em prol de uma cidadania ativa, equilibrada e ambientalmente responsável.