Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Filmes, séries e documentários abrem portas à reflexão ambiental

filmes-series-documentarios-reflexao-ambiental-essencia-do-ambiente

Na Era Digital em que nos encontramos é cada vez mais fácil, cómodo e divertido recorrer a filmes, séries, documentários e a demais suportes de entretenimento para passar algum tempo em família. Mas não são apenas elementos de distração, estes têm um papel fundamental na consciencialização pública, uma vez que ajudam a perceber o verdadeiro impacto das ações humanas no meio ambiente. Até se costuma dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, não é? 

As alterações climáticas, o degelo, a poluição marinha e a subida do nível das águas estão a causar danos desastrosos em todo o Planeta e é preciso alertar e abrir portas à reflexão sob estas problemáticas que acabarão por prejudicar as próximas gerações, se continuarmos a ignorar os factos.   

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENTRETENIMENTO

São vários os filmes, as séries e os documentários que ajudam na reflexão para a tomada de consciência. Desta forma, mudam mentalidades e influenciam a estabelecer uma rotina equilibrada, sustentável e ecológica, tornando, cada vez mais, o dia-a-dia da comunidade eco-friendly.   

Estes suportes auxiliam, ainda, a expor a realidade a cru, oferecendo ao expectador meros factos, para que este se aperceba que só temos um mundo para se viver, pois, a verdade, é que se continuarmos a consumir os recursos como Portugal, precisaríamos de 2,5 planetas para se habitar.   

A qualidade de vida da população depende da urgência de repensarmos os nossos atos. As más escolhas, os comportamentos desequilibrados e o consumo insustentável constituem um risco para os ecossistemas e para a biodiversidade da Terra.   

SOCIEDADE DE CONSUMO COM IMPACTOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE

Esta cenário preocupante é, muitas vezes, agravado por causa da sociedade de consumo em que estamos inseridos. Vivemos agarrados à ideia de que comprar se torna uma componente fundamental. Está provado que consumir faz com que as pessoas se sintam bem, mas as consequências do consumo por impulso ou pouco ponderado serão nefastas para todos. 

Caso a população mundial continue agir de forma indiferente às problemáticas ambientais, vai haver uma sobreexploração, excessiva, dos recursos naturais, de tal forma que terá implicações nas próximas gerações. As florestas, as águas subterrâneas, o solo agrícolaos recursos minerais não renováveis e outros tantos elementos essenciais à vida humana devem ser poupados. A DEFESA do meio AMBIENTE implica uma OUTRA FORMA de CONSUMIR e de VIVER. 

FILMES RECOMENDADOS

  • Erin Brockovich (2000) 
  • Earthlings (2005) 
  • An Inconvenient Truth (2006) 
  • nosso planeta (2019) 
  • O nosso planeta: atrás das câmaras (2019) 
  • David Attenborough: Uma vida no nosso planeta (2020) 
  • Down to Earth with Zac Efron (2020)