LIPOR: Seja sustentável e ganhe um “coração verde”

lipor-coração-verde-essencia-ambiente

Com o objetivo de promover o compromisso dos cidadãos com as boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica, tornando-os capazes de alimentar o crescimento e consolidação de processos ambientalmente responsáveis e sustentáveis, surge o projeto Lipor Geração+. Uma iniciativa que conta com o envolvimento da Câmara Municipal do Porto e da empresa municipal Porto Ambiente e que tem vindo a atribuir o certificado “Coração Verde” a instituições sociais e de ensino.

Um projeto que se divide em três eixos primordiais: o educativo, o local e o de família.

EIXO EDUCATIVO

O Projeto Geração+ dirige-se a Instituições de Ensino Público e Privado, bem como, a Instituições da Área Social ou a outras Associações e Entidades, sediadas nos Municípios Associados e que pretendam alterar as suas práticas de gestão ambiental. Este divide-se em várias fases como o diagnóstico, a intervenção, a certificação e a gestão da certificação.

Desde a redução e reutilização, até à reciclagem de resíduos, passando pelo desperdício alimentar, pela compostagem, pela biodiversidade e pelas boas práticas de gestão dos recursos naturais, diversos são os temas que neste modelo pedagógico são trabalhados de forma integrada.

EIXO LOCAL

Neste pilar, a estratégia de intervenção passa pelas Freguesias, os Municípios e os seus órgãos executivos, que se alinham no desenvolvimento integrado de uma Estratégia de Intervenção e de proximidade junto das populações, facilitando a criação de um movimento de sustentabilidade global.

Desta forma, fortalecem o compromisso dos organismos locais com a sustentabilidade, tendo como base as três dimensões indissociáveis do desenvolvimento sustentável: o progresso social e o desenvolvimento ambiental, ambos aliados ao sucesso económico e apostam em metodologias que contemplem o envolvimento e a participação pública, a comunicação e a interação entre os vários atores da comunidade local.

EIXO FAMÍLIA

Este é um serviço de apoio e de acompanhamento às famílias que dá resposta às suas necessidades. Assim, esclarecem questões como o que fazer para reciclar, como ajudar no desperdício alimentar, como implementar a compostagem, sendo, assim, os cidadãos agentes da mudança em prol de um mundo mais sustentável, equilibrado e verde.

INSTITUIÇÕES CORAÇÃO VERDE

Até ao momento, o projeto Lipor Geração+ recebeu 269 inscrições de instituições,comprometeram 86 023 cidadãos e certificaram 146 “corações verdes”.

A equipa técnica acompanha todo o Plano de Ação e apoia na implementação das iniciativas relevantes para a otimização dos processos em curso. Este suporte técnico mantém-se após a certificação, com vista a garantir a manutenção das práticas adquiridas.

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.