Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Too Good To Go: a app que ajuda a evitar o desperdício alimentar

too-good-to-go-essencia-ambiente

Salvar comida e ajudar o planeta a combater o desperdício alimentar é o mote da Too Good To Go. Uma aplicação móvel que otimiza a alimentação que iria ser desperdiçada. Pastelarias, supermercados, produtores, restaurantes, todos podem aderir a esta iniciativa.O objetivo é inspirar a população portuguesa a fazer a diferença, capacitando para a mudança de hábitos e comportamentos de consumo em prol de um planeta melhor

Desta forma, a Too Good To Go estabelece os seus objetivos tendo em conta quatro pilares base: os agregados familiares, os negócios, a educação e a política.

Através dos agregados familiares pretende alertar as pessoas para esta grave problemática ambiental ao mesmo tempo que oferece ferramentas certeiras de como a combater. Com os negócios, os alimentos têm uma segunda vida, fazendo com que esta operação seja mais sustentável, potenciando novos clientes. Sendo a educação um pilar fundamental na mudança de comportamentos, a Too Good To Go colabora com inúmeras escolas e universidades com o objetivo de ensinar a valorizar e a respeitar a comida. Por fim, a política através de medidas de apoio legislativas a nível nacional e internacional.

DESPERDÍCIO ALIMENTAR: UM ALIADO NO COMBATE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS

Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Corporativa e Social do Auchan Retail Portugal, deixa o seu testemunho dizendo que “enquanto empresa certificada em responsabilidade social, a luta contra o desperdício alimentar constitui um exercício de cidadania. Obrigado por nos ajudarem a ir mais longe.”

Reduzir a pegada ecológica ao mesmo tempo que se rentabiliza quebras é uma solução flexível que permite a sustentabilidade de uma empresa, evitando o desperdício alimentar e potenciando a chegada de novos clientes. Com a Too Good To Go todos os envolvidos no processo ganham, tanto em termos de poupanças diárias como na adoção de um hábito que tanto beneficia o ambiente.

É ainda possível pedir uma “Magic Box”, isto é, uma caixa surpresa, com a comida que não foi vendida, definir o desperdício médio diário e ajustar o número de Magic Boxes, sempre que possível. Um exemplo de uma aplicação móvel que investe e promove comportamentos sustentáveis e preventivos de modo a minimizar o desperdício alimentar, este grave problema que tanto afeta o meio ambiente.