Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Lidl e GlobalG.A.P criam certificação para proteger a biodiversidade

lidl-certificacao-essencia-ambiente

Com o objetivo de tornar ainda mais consistente a sua estratégia sustentável e o respeito pela biodiversidade, o Lidl, em conjunto com a GLOBALG.A.P. – referência internacionalmente reconhecida em termos de certificação para a produção agrícola – e outros parceiros, desenvolveram uma nova norma de certificação que tem o intuito de proteger a biodiversidade no cultivo de frutas e legumes.

A nova norma de certificação, denominada de “Add-On BioDiversity”, envolve a identificação de matérias-primas cujo cultivo está associado a riscos elevados para a biodiversidade, tendo inclusive sido desenvolvida uma ferramenta especificamente para esta finalidade.

Desta forma, serão auditados mais de 250 produtores de diferentes países, numa primeira fase, sendo que, posteriormente, pretendem alargar esta certificação a todos os produtores europeus de frutas e legumes.

EM QUE CONSISTE ESTA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Os critérios destas auditorias incluem: o plano de ação para a diversidade de cada produtor, o acesso a formação, a partilha de conhecimento e o aconselhamento específico, assim como a avaliação de potenciais sinergias, a gestão integrada de pesticidas e planos de gestão de solos e nutrientes ou a gestão de águas residuais e proteção de fontes de água.

De acordo com o Lidl “desta nova norma poderão não só beneficiar os parceiros do Lidl, mas todo o mercado, uma vez que o “Add-On BioDiversity” estará disponível para todos os que queiram ajudar a preservar e promover a biodiversidade na produção de frutas e legumes.”

Segundo Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “a inclusão da primeira certificação de biodiversidade, na produção convencional de frutas e legumes a nível europeu, demonstra o quanto esta iniciativa e parceria são importantes.” Salientando que “com esta nova norma conseguimos estabelecer requisitos mínimos para a biodiversidade em todo o setor. Este é um momento simbólico na nossa ambição de liderar a mudança na indústria, dando resposta a um dos maiores desafios dos nossos tempos: a conservação da biodiversidade.”

Um excelente exemplo de ação que faz realmente a diferença no planeta, sendo capaz de mudar o rumo da sustentabilidade ambiental. Mas para um caminho futuro verdadeiramente sustentável são necessárias mais medidas por parte de todas as empresas, rumo a uma pegada ecológica cada vez mais verde.