Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Inteligência Artificial já é usada para medir as emissões de CO2 das empresas

inteligencia-artificial-co2-essencia-ambiente

De forma a oferecer às empresas a oportunidade de otimizarem as suas emissões, através da partilha de dados de impacto ambiental relativos aos seus produtos, de uma forma segura, mensurável e orientada para a ação, a Boston Consulting Group (BCG) e a CDP – entidade que estabelece o standard para a monitorização ambiental – lançaram a plataforma CO2 AI Product Ecosystem. O objetivo? Acelerar o processo de descarbonização das organizações através de inteligência artificial.

Desta forma, a plataforma baseada em inteligência artificial (IA) traz transparência ao impacto ambiental de cada empresa e permite a medição precisa das emissões que ocorrem na cadeia de valor. Assim, será possível que todos os membros de um ecossistema empresarial troquem dados de uma forma fácil e segura.

IMPACTO DAS EMPRESAS NO PLANETA


Esta parceria deu também origem ao relatório “Engaging the chain: driving speed and scale” que revela que, embora estejam a ser feitos progressos no que respeita aos impactos ambientais diretos das empresas, apenas 38%, 47%, e 16% daquelas que elaboram relatórios de sustentabilidade estão a envolver-se com os seus fornecedores nas alterações climáticas, desflorestação e segurança da água, respetivamente.

Carlos Elavai, sócio da BCG, frisa que “a medição e análise da pegada ecológica de cada empresa e, em específico, de cada produto, indo além do seu impacto individual, mas também de toda a sua cadeia de valor permitirá aos líderes tomarem decisões informadas e com objetivos definidos, que apoiem a sua estratégia de descarbonização.” Salientando que “num momento em que muitas marcas estão a ser denunciadas por green washing, esta ferramenta vem trazer a transparência indispensável ao alcance da neutralidade carbónica definida no COP26”.

Para a BCG, a parceria com a CDP representa o próximo passo no desenvolvimento da plataforma, uma solução completa alimentada por IA que empresas de todas as indústrias podem implementar para quantificar as suas emissões atuais e encontrar formas de as reduzir à escala.

Iniciativas tecnológicas que contribuem para a sustentabilidade ambiental do planeta. Só com o compromisso de termos uma pegada ecológica mais verde é que caminhamos em direção a um futuro mais promissor e os agentes económicos são peças fundamentais enquanto parte da solução.