Com o objetivo de alertar as crianças e jovens para as problemáticas relacionadas com o litoral e com o lixo marinho, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) promoveu ações de educação e consciencialização ambiental nas praias dos concelhos de Mafra e Cascais. Esta iniciativa, integrada no “Projeto EduMar”, decorreu através de jogos didáticos, onde os participantes foram desafiados a refletir sobre as ameaças que afetam o litoral e o oceano e a pensarem em soluções para os problemas ambientais associados à ação humana.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROTEGE OS OCEANOS
Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, destaca que “a ASPEA tem vindo a promover várias ações de Educação Ambiental nas praias dos Concelhos de Mafra e Cascais. Estas ações, alertam sobretudo para as problemáticas relacionadas com a proteção do litoral e a ameaça do lixo marinho.” Salientando que “através de jogos didáticos em equipa, com divertidas provas de “mímica e sons”, “ler nos lábios”, “quizz” ou “palavra proibida”, as crianças são desafiadas a refletir sobre as ameaças que afetam o oceano e o litoral e a pensar nas soluções para os problemas ambientais que sejam identificados”.
A coordenadora do projeto, Rute Candeias reforça a importância deste tipo de atividades em contexto de tempos livres pelo que “são utilizadas estratégias de envolvimento dos participantes através de um jogo de memória, cujo objetivo principal é identificar as soluções alternativas ambientalmente mais responsáveis e socialmente justas, por forma a evitarmos a utilização do plástico, o grande flagelo dos nossos dias”.
Atividades que pretendem sensibilizar os participantes para um uso correto das praias na época balnear, realçando a importância de se respeitarem as poças de maré, de depositar o lixo nos contentores apropriados e de respeitar o litoral, evitando sair dos trilhos, pisotear as dunas ou danificar as estruturas que são instaladas para contrair a erosão.
O “Projeto EduMar” é apoiado pelo Programa Mar2020 e tem como principal objetivo capacitar, formar e sensibilizar professores e alunos para as grandes questões que afetam os ecossistemas marinhos. Ao longo do ano letivo foram, ainda, dinamizadas várias ações com alunos do 1.º ciclo ao secundário dos concelhos de Mafra e Cascais em que se abordaram questões relacionadas com o consumo responsável de pescado e com a terrível ameaça do lixo marinho.