Os mais lidos

Ecodestin promove a valorização do património no setor econáutico

ecodestin-essencia-ambiente

Com o objetivo de contribuir para o aumento da atratividade da eurorregião Galiza e Norte de Portugal, através da valorização do património natural e cultural no setor econáutico, melhorando, ainda, o acesso turístico ao território a partir dos rios, estuários e mar, aplicando novas tecnologias de realidade aumentada e posicionando-a internacionalmente, foi desenvolvido o projeto Ecodestin.

Uma iniciativa de cooperação transfronteiriça que envolveu a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e, do lado da Galiza (Espanha), a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN +), os Portos de Galícia e a Fundación Deporte Galego.

O grande desafio neste projeto foi a partilha de experiências, que permitiram a promoção e a valorização dos recursos naturais e culturais da eurorregião, em particular os relacionados com o mar, o rio e a natureza.

VALORIZAÇÃO DO SETOR ECONAÚTICO DO ALTO MINHO

De forma a serem apresentadas as principais atividades desenvolvidas por cada um dos parceiros, durante os últimos quatro anos do projeto, foi realizado um webinar que contou com a participação dos representantes institucionais e técnicos das entidades parceiras do projeto, de representantes do Governo Regional da Junta da Galiza e de entidades públicas e privadas relacionadas com o sector náutico.

Um projeto alinhado com a estratégia global dos municípios na promoção da inovação e do turismo náutico de excelência no Alto Minho, nomeadamente no âmbito da Estação Náutica do Alto Minho, iniciativa âncora que está a ser dinamizada em conjunto com entidades e organizações locais e regionais do ensino superior, do setor associativo empresarial e empresas que detêm competências na área da náutica.

A integração do desporto e da educação são outros eixos de diferenciação territorial desenvolvidos no projeto.

Uma excelente estratégia de sustentabilidade ambiental que contribui para a valorização do património natural. Através deste tipo de iniciativas, o futuro do planeta será, seguramente, mais sustentável, equilibrado e verde.