Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Crianças da Rede Vamos Cuidar do Planeta lançam petição que as leva à conquista de prémio

aspea-vamos-cuidar-planeta-essencia-ambiente

O Prémio Especial no Concurso de Hidrodinâmicas da Ciência Viva foi atribuído à parceria entre a Câmara Municipal de Benavente, o CRIB – Centro de Recuperação Infantil de Benavente, a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e aos Agrupamentos de Escolas de Benavente e Agrupamento de Escolas Samora Correia. Um prémio conquistado graças às crianças da Rede “Vamos Cuidar do Planeta” que lançaram uma petição e contribuíram, desta forma, para a obtenção do prémio.

A verba do mesmo já tem o seu destino. Em primeiro lugar, será dado um donativo ao programa WASH (Água, Saneamento e Higiene) da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que objetiva sensibilizar os participantes e a comunidade global para a situação de escassez de água potável e de acesso a condições de saneamento e de higiene.

Seguidamente, servirá para a criação da mascote “Pezinho de chuva” a partir de trabalhos realizados pelos participantes no Dia Nacional da Água. E, ainda, vai ajudar no desenvolvimento de um kit didático itinerante “Pezinho de chuva”, adequado aos níveis de aprendizagem envolvidos e gerido pelo CRIB para circular entre os parceiros.

Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, refere que “este projeto vem de encontro aos objetivos da Educação Ambiental contribuindo para a promoção de valores, mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, crítica e informada face às crises ambientais atuais.” Salienta, ainda, que “com este tipo de iniciativas promovidas por este projeto, esperamos uma sociedade ambientalmente mais responsável e socialmente mais justa, intervindo diretamente nos processos de decisão política de forma a contribuir para que as políticas sejam mais inclusivas e comprometidas com as gerações do presente que assumirão um papel determinante nas decisões que estas venham a tomar no futuro.”

PARCERIA HIDRODINÂMICAS – AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO

A Parceria Hidrodinâmicas envolve as crianças e jovens num trabalho de consciencialização sobre a água enquanto bem comum essencial à vida, no sentido de promover a adoção de hábitos individuais socialmente justos e ambientalmente sustentáveis.

Procurando alcançar objetivos ambientais e incluindo a vertente alimentar, a Parceria Hidrodinâmicas incide sobretudo na vertente social. Usando a água como tema unificador e estimulando a troca de experiências entre os participantes do CRIB, JI e EB, o projeto desenvolve as suas competências sociais, promove a educação entre pares e proporciona a inclusão social da pessoa com deficiência.

REDE VAMOS CUIDAR DO PLANETA

As crianças de Benavente envolvem-se ativamente e estão em alerta para as questões ambientais. No projeto Vamos Cuidar do Planeta lançaram junto da comunidade uma App desenvolvida em Educação Tecnológica sobre os Ecopontos em Benavente – “Limpar os Espaços Públicos em Benavente”, após terem identificado que um dos problemas principais de Benavente era a quantidade de resíduos que encontravam nas ruas.

A Rede Vamos Cuidar do Planeta pretende reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede.

PLANOS FUTUROS

Mas existem, ainda, planos para o futuro, como a criação de uma plataforma partilhada para as entidades parceiras registarem as atividades, o que vai permitir acompanhar as atividades das mesmas e o desenvolvimento do projeto, incentivar a inovação e as boas práticas, e proporcionar a troca de experiências, bem como facilitar a comunicação e a divulgação.

Através do kit didático “Pezinho de chuva”, as entidades vão investir na continuidade da disseminação da mensagem sobre a importância da água e proporcionar o desenvolvimento de atividades que abranjam outros temas relacionados com a água, como a biodiversidade e restauro de ecossistemas. Neste âmbito, o Município de Benavente vai incentivar a constituição de grupos de adoção de troços de rio e integrarem a rede nacional do Projeto Rios.

Projetos que contribuem para a sustentabilidade do planeta e para um desenvolvimento educativo verdadeiramente sustentável. Só com o compromisso de termos uma pegada ecológica mais verde é que caminhamos em direção a um futuro mais promissor.