Projeto Rios: Sensibilização ambiental na conservação e proteção de rios ou ribeiras

projeto-rios-sensibilização-ambiental-conservação-aspea--essencia-ambiente

A deterioração da qualidade dos rios é uma realidade cada vez mais preocupante. De forma a dar resposta a esta problemática, de âmbito nacional e global, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) implementou o Projeto Rios. O objetivo é alertar para os problemas e para a importância da proteção, valorização e reabilitação da conservação dos espaços fluviais. 

De modo a colmatar as dificuldades regionais de sensibilização e educação ambiental, este projeto conta com a participação voluntária e ativa de grupos locais organizados, através da adoção de um troço, de 500 metros de rios ou ribeiras. As atividades deste projeto consistem em duas saídas de monitorização dos troços adotados, nas épocas de primavera e outono. 

Estas atividades revelaram uma boa qualidade das linhas de água adotadas e das ações de melhoria dinamizadas pelos grupos, maioritariamente ações de limpeza e remoção de resíduos. 

É, assim, um projeto inovador, que visa iniciativas de sensibilização ambiental, gestão de recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água. Para além disso, é um projeto que apela para a responsabilidade socioambiental, promovendo a educação e a consciencialização junto da comunidade. 

O Projeto Rios, tem, assim, um grande impacto para a educação ambiental, permitindo aos grupos um contacto direto com a realidade dos rios e ribeiras, usufruindo de um laboratório natural, bem como a oportunidade de analisar as diferentes temáticas associadas como a fauna, flora, tradições, instituições e as pessoas. Até ao momento, estão inscritos 53 grupos de monitorização, totalizando 26 quilómetros de linhas de água adotadas, destacando-se os concelhos de Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, S. João da Madeira, Aveiro e Oliveira de Azeméis como os concelhos com maior adesão ao Projeto Rios, de âmbito nacional. 

Também poderá gostar de ler...