ASPEA desafia jovens: “Vamos cuidar do Planeta!”

aspea-vamos-cuidar-do-planeta-essencia-do-ambiente

Com o propósito de promover a formação de cidadãos jovens através do debate de alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas surge o projeto “Vamos cuidar do Planeta”. Coordenado pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto.

Trata-se de um projeto cujo processo educativo dá resposta aos problemas socioambientais locais e globais identificados por jovens, através da organização de ações e conferências, que aumentam a capacidade de comunicação e que vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a plataforma do projeto “a participação e desenvolvimento cívico em Portugal é um dos mais baixos da Europa, o que tem como consequências diretas o aumento das desigualdades, o avanço de extremismos, a violação de direitos, a falta de cooperação e multilateralismo e o comprometimento do desenvolvimento sustentável. A escola tem grande importância na preparação dos jovens como cidadãos responsáveis, mas a educação para a cidadania é ainda uma fraca realidade nas escolas”. Situação que o projeto pretende reverter pois “os jovens são um recurso humano de extrema importância para o desenvolvimento e mudança social, devendo ser capacitados e dotados de oportunidades de exporem e aplicarem as suas ideias na sua comunidade”.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PILAR ESSENCIAL NA MUDANÇA COMPORTAMENTAL

Permitir aumentar as ações de sensibilização e formação nas escolas em educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável, criar uma rede nacional de escolas “Vamos Cuidar do Planeta!” baseada no projeto internacional do mesmo nome, fortalecer as capacidades de ação dos jovens aumentando as suas competências de liderança e comunicação, influenciar as políticas públicas promovendo o envolvimento dos jovens nas decisões políticas, reforçar a consciência cívica na população em geral na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adoção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os ODS e capacitar as entidades parceiras no projeto, identificando as suas necessidades e oferecendo competências técnicas na temática do projeto são os principais objetivos desta iniciativa.

Para responder a esses desafios, o projeto “Vamos cuidar do Planeta” apresenta uma resposta integrada que tem como base quatro princípios essenciais: educação ambiental e ética planetária, responsabilidade, ação coordenada pelos jovens e ação “glocal”. Cada ponto relaciona-se entre si e eleva o potencial transversal do projeto.

Focando na educação ambiental e ética planetária, pretende construir um processo educativo ambiental baseado nos princípios e valores de documentos como o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra, o Manifesto pela Vida e a Carta das Responsabilidades Humanas. E porque as nossas ações têm consequências no futuro de todos o projeto promove o reconhecimento das responsabilidades e compromissos individuais e coletivos face à crise ambiental. Pretende ainda contribuir para reconhecer a juventude como sujeito que vive, atua e intervém no presente, mas que requer uma aprendizagem mediada. Uma aprendizagem assenta na visão “Pensar global, agir local”, um princípio que mobiliza para a problemática ambiental no seu conjunto e ajuda os alunos a perceberem que os problemas do seu meio têm reflexo nos problemas globais, pelo que uma ação local se converte em global.

Este é mais um exemplo, de como a educação ambiental contribui para demonstrar como o esforço individual pode ser trabalhado com fim a um objetivo comum.

Partilhar artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.