Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

CIM Alto Minho lança livro para alertar para as alterações climáticas

cim-alto-minho-alteraçoes-climaticas-essencia-ambiente

Com o objetivo de alertar para os riscos potenciados pelas alterações climáticas, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lançou a publicação infantojuvenil “Flora e a carta mais importante do mundo”. A iniciativa alinha-se com a estratégia intermunicipal de sensibilização ambiental em torno das alterações climáticas. A publicação está disponível online, de forma gratuita, no site da CIM Alto Minho e no Apple Books.

O livro “Flora e a carta mais importante do mundo” tem como personagem principal uma menina de 8 anos, de seu nome Flora, e objetiva, por um lado, informar sobre os riscos potenciados pelo fenómeno das alterações climáticas no contexto territorial do Alto Minho e, por outro, encorajar, não só, a ação climática, mas também a adoção de medidas de prevenção e de mitigação do risco em caso da sua ocorrência.

Esta iniciativa serve de complemento à publicação “Flora e as alterações climáticas”, lançada também pela CIM Alto Minho. A mesma alerta para as consequências que o fenómeno das alterações climáticas acarreta nos territórios e, por outro, encoraja para a adoção de estratégias de mitigação e de adaptação na tentativa de contribuir para a resolução deste problema global com repercussões à escala local. 

É URGENTE TRAVAR AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

A CIM Alto Minho revela que, de acordo com o último relatório do Painel Intergovernamental da ONU para as Alterações Climáticas (AR6), “é inequívoco que a influência humana provocou o aquecimento da atmosfera, do oceano e da terra”. A CIM Alto Minho salienta, também, que o relatório confirmou que “já se verificam novos extremos climáticos em todas as regiões do mundo, observados sob a forma de ondas de calor, precipitação intensa, secas e ciclones tropicais”.

O fenómeno global das alterações climáticas tem repercussões à escala local, sendo a “Flora e a carta mais importante do mundo” um mote para informar, educar e comunicar, com o propósito de mobilizar todos para o combate às alterações climáticas. Só com um esforço coletivo é que podemos fazer realmente a diferença na sustentabilidade do planeta, para que o mesmo caminhe em direção a um sentido mais verde.

A publicação é um dos outputs da operação “INFO_RISK – Informar sobre os riscos associados às Alterações Climáticas no Alto Minho”, da qual a CIM Alto Minho é a entidade promotora, apoiada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.