Procurar
Close this search box.

Relatório alerta que este é o último aviso sobre as alterações climáticas

relatorio-aviso-urgente-sustentabilidade-essencia-ambiente

O “AR6 Climate Change 2021: The Physical Science Basis”, desenvolvido pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), revela que este é o último aviso dos cientistas sobre as alterações climáticas. A investigação alerta que é preciso tomar medidas urgentes e mudar de imediato os hábitos e os comportamentos a nível mundial.

Este relatório aborda a compreensão mais atualizada do sistema climático e das alterações climáticas, reunindo os mais recentes avanços na ciência do clima. Este combina ainda várias linhas de evidências de paleoclima, observações e compreensão do processo e simulações climáticas globais e regionais.

INFLUÊNCIA HUMANA É DETERMINANTE NA GRAVIDADE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

De acordo com o relatório, o ser humano tem forte influência no aquecimento global, e evitar, neste momento, as emissões de gases com efeito de estufa não vai impedir o agravamento desta problemática, pois está a tornar-se irreversível.

O derretimento de gelo, a subida do nível do mar e as mudanças climáticas já fazem parte da vida da população, mas muitos ainda não se deram conta. O relatório alerta de que é necessário criar compromissos e políticas que ajudem a mudar a dinâmica da economia, para que seja mais sustentável, num sentido de responsabilidade para com o mundo.

De acordo com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, este relatório “será provavelmente o último aviso da comunidade científica mundial sobre os efeitos das emissões de gases de estufa e consequentes alterações climáticas, antes do planeta se encaminhar para um aumento de temperatura superior a 1,5 ºC.”. Salientando que, os anos 20 deste século serão a oportunidade certa para limitar o aquecimento a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, estabelecidos por relatórios anteriores do IPCC.

Secas, ondas de calor, incêndios florestais, inundações e tempestades serão cada vez mais frequentes e intensas caso não se tome medidas.

Para a ZERO é necessário evitar as emissões se quisermos impedir efeitos mais graves, pois quanto mais dióxido de carbono e outros gases de efeito de estufa acumularmos na atmosfera, mais tempo demorará a retornarmos a uma situação com menores impactos.

Para tentar contornar as mudanças climáticas catastróficas é hora de investir no VERDE e adotar uma economia mais sustentável.