Procurar
Close this search box.

Retalhistas mundiais promovem o combate às alterações climáticas

ikea-sustentabilidade-essencia-ambiente

Com a ambição de ser uma empresa com um impacto positivo no clima, até 2030, o Grupo Ingka – IKEA juntou-se a três retalhistas mundiais: H&M Group, Kingfisher plc e Walmart, na cofundação da campanha “Race to Zero Breakthroughs: Retail Campaign”. Desta forma, as quatro empresas de retalho comprometem-se a apoiar e a impulsionar ações climáticas no setor, bem como a encorajar outros retalhistas a traçarem os seus objetivos, alinhados com as metas definidas no Acordo Climático de Paris.

Apesar das iniciativas de algumas marcas líderes, não existe uma estratégia de descarbonização no setor, estando apenas 5% das empresas de retalho publicamente comprometidas a tomar medidas para limitar o aquecimento global. É, assim, imperativo tomar medidas para limitar o aquecimento a 1,5°C!

SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES CONCRETAS DE PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE

É, com este pressuposto, que surge a “Race to Zero Breakthroughs: Retal Campaign”. O setor enfrenta, atualmente, desafios sem precedentes devido às alterações climáticas, acentuados também pela pandemia da COVID-19.

Para Peter Bakker, Presidente e CEO do WBCSD, a organização que lidera a campanha, “esta campanha é um apelo aos retalhistas de todo o mundo para que tomem medidas climáticas ambiciosas à medida que reconhecem cada vez mais os riscos colocados pelas alterações climáticas nas suas operações e cadeias de abastecimento.”  Salientando “precisamos de mais retalhistas para se juntarem à “Race to Zero”, da UNFCCC, e que demonstrem liderança e empenho, como fazem o Grupo Ingka (IKEA), o Grupo H&M, a Kingfisher e a Walmart“.

A Race to Zero estabelece, deste modo, objetivos com base científica, trabalhando para reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa, até 2030, e compromete-se, ainda, a atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. É, ainda, propósito da “Race to Zero Breakthroughs: Retal Campaign” ajudar os retalhistas a atingir estes objetivos, partilhando orientações específicas do setor, bem como networking e boas-práticas.

Liderada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), esta iniciativa tem o apoio das Nações Unidas, através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), e dos “Climate Champions COP26”.

Uma excelente iniciativa que permite a aceleração da adoção de roadmaps para alcançar a neutralidade carbónica. São, ainda, necessárias mais iniciativas como esta para mitigar as graves problemáticas ambientais. É tempo de preservar o ambiente.