Um novo método: Fios de cabelo limpam a micropoluição dos oceanos

novo-metodo-micropoluiçao-fios-de-cabelo-essencia-do-ambiente

Com o objetivo de combater a poluição provocada pelo petróleo nas zonas portuárias, um cabeleireiro francês está a colocar em marcha o projeto Coiffeurs Justes  um novo método de reutilização de resíduos de cabelo humanoSegundo este sistema inovador, os fios de cabelo ajudam a limpar a micropoluição dos oceanos, através da sua capacidade de absorção. 

Segundo Thierry Gras, fundador do projeto “Cada profissional da área produz, em média, cerca de 29 quilos de resíduos de cabelo por ano, a maior parte do qual vai para o lixo. O cabelo é lipofílico, o que significa que absorve gorduras e hidrocarbonetos.” 

Para dar resposta a este desafio, encontram-se  armazenadas 40 toneladas de cabelo humano – enviadas por cabeleireiros franceses, alemães, belgas e luxemburgueses – destinadas a servir de enchimento de meias de nylon, formando, assim, tubos flutuantes que vão ser utilizados para revestir as zonas portuárias.  

FIOS DE CABELO AJUDAM A COMBATER A POLUIÇÃO MARÍTIMA 

Cada tubo flutuante, desenvolvido por mechas de cabelo, é capaz de absorver a quantidade de petróleo equivalente a oito vezes o seu peso. Este projeto pretende, assim, eliminar os derrames de óleo nos oceanos, que de outra maneira não seriam tão rapidamente resolvidos. 

Thierry Gras afirma ainda “estes tubos podem ser usados no caso de um grave derrame de óleo, como o ocorrido nas Ilhas Maurícias, recentemente, mas a ideia é mesmo remover a micropoluição de forma contínua.” 

CABELO HUMANO DESCARTADO DE FORMA ERRADA PREJUDICA OS POMBO 

De acordo com um grupo de cientistas franceses, as mechas de cabelo descartadas de forma errada são prejudiciais para os pombos. Ao ficarem presos nos fios de cabelos, o fluxo sanguíneo dos pombos é interrompido e não chega às extremidades, ficando, estas aves, com os dedos das patas mutilados.  

Sob o mote “Cabelo, um novo recurso”, este projeto encontra-se em desenvolvimento há cerca de 5 anos com o objetivo de potenciar, cada vez mais, uma economia circular assente na reciclagem dos resíduos capilares. Neste momento, o Coiffeurs Justes aguarda por resposta dos inspetores do trabalho e das autoridades antipoluição. 

Este é apenas um exemplo de como podemos ajudar a mitigar um dos principais problemas do Planeta. Através da comunicação, da sensibilização e da educação ambiental conseguimos atingir patamares favoráveis para a proteção do meio ambiente  

 

Partilhar artigo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.