Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Stella Vita é a primeira casa sobre rodas movida a energia solar

stella-vita-essencia-ambiente

“Stella Vita” é o nome dado à primeira casa móvel sustentável do mundo. Este protótipo de casa autossustentável sobre rodas foi desenvolvido por um grupo de 22 estudantes da Universidade de Eindhoven, na Holanda, e pode viajar até cerca de 730 quilómetros, sendo totalmente autoeficiente.

Esta casa ambulante tem painéis solares instalados no telhado e é movida apenas pela energia do sol. Esta está totalmente equipada com os essenciais para dia a dia, o que inclui cama de casal, sofá, cozinha e casa de banho com chuveiro. Podem caber até duas pessoas que podem conduzir, preparar almoços e ver televisão, apenas utilizando a bateria carregada com a energia solar do veículo. 

Tijn Ter Horst, da Solar Team Eindhove, destaca que “o principal objetivo é realmente inspirar as pessoas, o mercado e a sociedade a acelerar a transição para um futuro mais sustentável”. Salientando que “o que estamos a tentar fazer é mostrar às pessoas e às empresas o que já é possível.” 

COMO VIAJAR COM O VEÍCULO STELLA VITA

Com o veículo parado, a superfície total dos painéis solar pode chegar a 17,5 metros quadrados – eliminando a necessidade de pontos de recarga e dando ao motorista a liberdade de ir para onde quiser, sem prejudicar o ambiente.

Na estrada, a Stella Vitapode atingir até 120 quilómetros por hora, devido ao seu design aerodinâmico e ao peso leve de cerca de 1.700 quilos. Também graças à sua bateria de iões de lítio, com capacidade de 60 kWh, a autonomia do veículo pode chegar a 600 quilómetros com carga total. 

No entanto, o lado não tão positivo é que leva 2 a 3 dias para recarregar totalmente as baterias com os painéis solares quando o protótipo está parado. Por isso é que também está equipado com um plugue para recarregá-lo através de um terminal clássico que é mais rápido que a recarga solar. O protótipo também pode ser conectado a pontos de carregamento elétrico padrão, garantindo a mobilidade em todas as condições climáticas.

UM FUTURO VERDADEIRAMENTE SUSTENTÁVEL

Quando está estacionado, o teto do veículo pode subir para permitir que os passageiros fiquem de pé, enquanto que os painéis solares extras deslizam pelas laterais, dobrando a superfície solar de 8,8 para 17,5 metros quadrados.

Enquanto estão parados, os passageiros podem monitorar o seu consumo de energia usando o sistema de infoentretenimento integrado, o que permite uma maior consciência sobre a energia gasta.

Um produto diferenciador que aliado à inovação e à eficiência aceleram a transição para um futuro verdadeiramente mais sustentável em mobilidade.