Conscientes de que adotar sistemas de energia renovável e sistemas de iluminação eficiente é caminhar em direção a um futuro sustentável, a Cottonanswer decidiu implementar na sua unidade industrial, localizada em Barcelos, uma central solar fotovoltaica e um sistema de iluminação LED que vão dar resposta às suas necessidades energéticas. O investimento de 1,5 milhões de euros deverá estar concluído em janeiro de 2022.
Com uma potência total a instalar de 718,2 kWp e um total de 1569 painéis solares fotovoltaicos, esta central solar fotovoltaica vai permitir uma produção anual de 976 MWh e uma redução de 459 toneladas de CO2. Vai, ainda, permitir ligar nas instalações um total de 632 equipamentos LED, o que resultará numa redução de 92 MWh de consumo energético. Para que isto seja possível, está a ser substituída a cobertura em fibrocimento por um painel sandwich, melhorando todo o ambiente e segurança nas suas instalações.
REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL EXIGE MEDIDAS TRANSVERSAIS
Mas o caminho rumo a um futuro ambientalmente mais responsável não fica por aqui. A Cottonanswer tem já em curso outros projetos que contribuem para a redução de desperdícios e para uma economia mais circular. Sendo uma indústria têxtil, implementaram soluções que permitem o reaproveitamento térmico e a reciclagem da água de forma a diminuírem o consumo de água por cada peça produzida. Também, os resíduos têxteis são aproveitados para a produção de novo material. “Fazemos uma aposta em materiais recicláveis, nomeadamente fio e malha, reduzindo o impacto ambiental e, consequentemente, o desperdício de água e de energia” reforça o CEO da empresa, António Santos.
A Cottonanswer investiu, ainda, na instalação de uma central de Biomassa. Com recurso a materiais biológicos, madeira proveniente de áreas ardidas, resíduos florestais, folhas de palma, entre outros, consegue produzir vapor substituindo os combustíveis fosseis. Dispõe, ainda, de uma ETA interna – Estação de Tratamento de Águas – para o tratamento de águas processuais, para posterior descarga no coletor das Águas de Barcelos, com quem existe uma parceria de estratégia ambiental.
Revitalizar toda a área têxtil é o grande objetivo da empresa. Por isso, para além de uma forte aposta na inovação, nas tecnologias, no design e na moda, a Cottonanswer, tem como pedra angular da sua organização as pessoas.
É esta visão integral de sustentabilidade – ambiental, economia e social – que permite caminharmos para um mundo mais equilibrado. O setor têxtil tem um grande impacto ambiental e só com medidas de mitigação concretas será possível ter produtos mais ecológicos e empresas mais eficientes, ao mesmo tempo que garantimos um futuro para as próximas gerações. Mas é necessário um trabalho constante e estratégico para que as entidades possam, efetivamente, ser parte da solução no desafio da transição climática e estarem preparados para as exigências legais que em 2030 já estarão em vigor.