Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

REN reduz o impacto ambiental ao aderir à EUROBAR

ren-eurobar-essencia-ambiente

A Redes Energéticas Nacionais – REN aderiu à Eurobar. Uma iniciativa que junta alguns dos maiores operadores de transporte de energia europeus e que pretende interligar os parques eólicos offshore da Europa de forma segura e eficiente. O objetivo? Evoluir na uniformização de interfaces e tecnologias para essas interligações, permitindo facilitar o seu desenvolvimento e uma redução do impacto ambiental.

EM QUE CONSISTE A EUROBAR

A iniciativa reflete o compromisso público comum efetuado pelos principais operadores de transporte de energia europeus para a integração sustentável e fiável da energia eólica produzida offshore.

Atualmente, a energia eólica offshore desempenha um papel primordial na luta da União Europeia (U.E) pela neutralidade climática. Sendo que a Comissão Europeia prevê que exista uma capacidade alojada de até 300 GW de energia eólica instalada até 2050, de forma a alcançar os objetivos traçados pelo Acordo de Paris.

Desta forma, a Eurobar tem como objetivo desenvolver e implementar uma abordagem conjunta para sistemas de infraestruturas offshore, permitindo ligá-las ao sistema elétrico europeu. Contudo, pretende, ainda, a uniformização da tecnologia e das interfaces dessas interligações, para que os futuros parques eólicos offshore estejam aptos a ligar-se à rede europeia assim que comecem a produzir.

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA REN

Enquanto operador de transporte de energia, a REN tem um papel importante na transição energética e na responsabilidade global pela criação de um futuro sustentável, tanto social como ambiental. Por isso, esta adesão demonstra o seu compromisso para com os objetivos de atingir a neutralidade carbónica, até 2040, de manter um desenvolvimento sustentável e de combater as alterações climáticas, ao mesmo tempo que reforça a solidez financeira e o desempenho operacional de excelência da empresa.

Ao assinar o Memorando de Entendimento da Eurobar, a REN junta-se à 50Hertz (Alemanha), à Svenska Kraftnät (Suécia), à Amprion (Alemanha), à Red Eléctrica de España (Espanha), à RTE (França), à Statnett (Noruega) e à Terna (Itália).